Radiante com a chegada dos gêmeos que nasceram nesta semana, o rapper Jay-Z decidiu fazer a alegria de outras famílias norte-americanas. E já que neste fim de semana é comemorado Dia dos Pais nos Estados Unidos, o cantor bancar a fiança de diversos pais presos, enviando a quantia para instituições de caridade.
“Milhões de pessoas estão separadas de suas famílias por meses, não porque eles são condenados por cometer um crime, mas porque eles são acusados de cometer um crime”, escreveu recentemente para a revista Time.
Tudo começou, segundo o rapper, quando ele participou da série documental “Time: The Kalief Browder Story”. Desde então, acompanha notícias sobre o tema e ficou “obcecado com a injustiça da lucrativa indústria de fiança” e anunciou que neste Dia dos Pais daria às organizações “as fianças para os pais que não conseguem pagar os processos devidos que a nossa democracia promete. Como pai de uma família em crescimento, é o mínimo que posso fazer, mas a filantropia não é uma solução de longo prazo, temos de nos livrar completamente dessas práticas desumanas”.
Racismo atrás das grades
“Todos os dias, mais de 400 mil pessoas, condenadas por nenhum crime, são presas porque não podem comprar a liberdade. As pessoas negras e pardas são presas e acusadas de crimes a taxas mais elevadas do que as outras, e então obrigadas a pagar por sua liberdade antes de serem julgadas, e assim as grandes companhias de fiança prosperam. Não podemos consertar nosso sistema de justiça criminal até assumir que a indústria de fiança é exploradora”, completou em seu texto para a Time.