Jesse Jackson, um dos principais ativistas do movimento negro dos EUA, está com Mal de Parkinson

FONTEPor Ivan Longo, do Portal Fórum
(Foto: John Bazemore/AP Photo)

Um dos principais líderes dos direitos civis da população negra norte-americana, o pastor batista Jesse Jackson está com Mal de Parkinson. O comunicado foi feito pelo próprio ativista nesta sexta-feira (17).

“Minha família e eu começamos a notar mudanças há cerca de três anos. Por um tempo, resisti a interromper meu trabalho para consultar um médico”, disse Jackson, que revelou ainda que “está cada vez mais difícil executar tarefas rotineiras”.

Jesse Jackson, que está com 76 anos, foi um dos principais companheiros de luta de Martin Luther King na luta pelos direitos dos afro-americanos na década de 60. Antes de Barack Obama, o ativista foi o mais importante candidato negro à presidência pelo Partido Democrata. Ele se candidatou duas vezes: em 1984 e 1988.

Atualmente, o pastor dirige uma organização sem fins lucrativos de Chicago.

No comunicado, Jackson afirmou que usará seu diagnóstico como uma oportunidade  para instruir outras pessoas sobre a doença neurológica, cuja causa é amplamente desconhecida. Seu pai, o ex-congressista Jesse Jackson Jr., morreu em decorrência da mesma doença.

O Mal de Parkison é uma doença degenerativa neurológica que afeta os movimentos do corpo e, com o tempo, pode criar dificuldades para se locomover, comer e até mesmo falar.

“Vou continuar tentando criar esperança aos sem esperança, expandir a nossa democracia para os prisioneiros inocentes e inocentes de todo o mundo”, afirmou o ativista no mesmo comunicado.

-+=
Sair da versão mobile