Joe Biden diz que EUA vão abrir arquivos da ditadura militar brasileira

Joe Biden anunciou envio de documentos à Comissão Nacional da Verdade. Essa é a primeira visita a Dilma desde que ela foi alvo de espionagem.

O vice-presidente americano disse nesta terça-feira (17) que os Estados Unidos vão abrir arquivos sobre o período da ditadura militar brasileira. Joe Biden foi recebido pela presidente Dilma Rousseff.

Um gesto de aproximação. Foi a primeira visita de um representante da Casa Branca à presidente Dilma Rousseff, depois de ela ter sido alvo da espionagem americana. Joe Biden disse que teve uma conversa franca sobre o assunto com a presidente.

Na embaixada americana, o vice-presidente americano declarou haver um esforço comum para dar segurança à internet e lembrou que os Estados Unidos já revisaram processos e anunciaram mudanças em janeiro. Biden afirmou que se dá muito bem com a presidente e destacou o interesse americano em restabelecer uma boa relação com o governo brasileiro. Disse que quando o assunto é o Brasil, o céu é o limite.

Biden anunciou ainda cooperação em outra área: os americanos afirmam que enviaram documentos à Comissão Nacional da Verdade para ajudar nas investigações sobre a ditadura no Brasil. Em clima descontraído, ele comemorou a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, que ele acompanhou da Arena das Dunas, em Natal, e elogiou a preparação do Brasil para a Copa.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que ainda aguarda a chegada dos documentos do governo americano sobre a ditadura no Brasil.

Fonte:G1

+ sobre o tema

Das 163 recomendações feitas pela ONU, Brasil cumpriu apenas uma

O Brasil cumpriu apenas uma das 163 recomendações formuladas...

Mais um líder guajajara é morto em terra indígena no Maranhão

O governo do Estado do Maranhão confirmou nesta terça-feira...

Os povos indígenas no Canadá lutam com ‘perda inimaginável’.

Tradução: Sara Wagner YorkRestos de 215 crianças indígenas foram...

para lembrar

Anistia sim, impunidade não

Por: Atila Roque Em 28 de agosto de 1979 o então...

Racismo religioso, repressão e as memórias da Guerrilha do Araguaia

O Terecô, também chamado de Tambor da Mada, é...

EUA darão vistos de cônjuge a casais do mesmo sexo

O secretário de Estado americano, John Kerry, diz que...

Articulações negras importam

Em um cenário marcado por uma crise de caráter...
spot_imgspot_img

Eu era menino quando os da caserna confundiram-me com um comunista

Eu tinha pouco mais de dois anos quando raiou a ditadura militar no Brasil. Criança, preso à barra da saia da minha mãe, Flora, e morador...

Ditadura invadiu terreiros e destruiu peças sagradas do candomblé

Desde criança, a iyalorixá Mãe Meninazinha d’Oxum ouvia a avó Iyá Davina, a iyalorixá Davina de Omolu, dizendo “nossas coisas estão nas mãos da...

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...
-+=