Joe Biden diz que EUA vão abrir arquivos da ditadura militar brasileira

Joe Biden anunciou envio de documentos à Comissão Nacional da Verdade. Essa é a primeira visita a Dilma desde que ela foi alvo de espionagem.

O vice-presidente americano disse nesta terça-feira (17) que os Estados Unidos vão abrir arquivos sobre o período da ditadura militar brasileira. Joe Biden foi recebido pela presidente Dilma Rousseff.

Um gesto de aproximação. Foi a primeira visita de um representante da Casa Branca à presidente Dilma Rousseff, depois de ela ter sido alvo da espionagem americana. Joe Biden disse que teve uma conversa franca sobre o assunto com a presidente.

Na embaixada americana, o vice-presidente americano declarou haver um esforço comum para dar segurança à internet e lembrou que os Estados Unidos já revisaram processos e anunciaram mudanças em janeiro. Biden afirmou que se dá muito bem com a presidente e destacou o interesse americano em restabelecer uma boa relação com o governo brasileiro. Disse que quando o assunto é o Brasil, o céu é o limite.

Biden anunciou ainda cooperação em outra área: os americanos afirmam que enviaram documentos à Comissão Nacional da Verdade para ajudar nas investigações sobre a ditadura no Brasil. Em clima descontraído, ele comemorou a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, que ele acompanhou da Arena das Dunas, em Natal, e elogiou a preparação do Brasil para a Copa.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que ainda aguarda a chegada dos documentos do governo americano sobre a ditadura no Brasil.

Fonte:G1

+ sobre o tema

Urbanização brasileira mostra intolerância à pobreza

por Isabela Palhares O ininterrupto crescimento da cidade de São...

Anistia Internacional quer mundo de olho no Brasil em protestos durante Copa

Jefferson Puff A Anistia Internacional lançou nesta quinta-feira uma campanha...

Milícias, como no tempo da ditadura

Acobertados pela PM e mídia, grupos ilegais tornaram-se mais...

Indiano Kailash Satyarthi e Malala Yousafzay vencem Nobel da Paz

Kailash Satyarthi é ativista de direitos das crianças na...

para lembrar

Ditadura nunca mais!

Os coléricos gritos que partem de pequenos grupos de...

EUA tomarão medidas contra Uganda por lei contra gays

Anúncio da Casa Branca, esperado para mais tarde nesta...

Haverá vacinas suficientes para todos os adultos americanos até o final de maio, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta...
spot_imgspot_img

O impacto trazido pela primeira juíza negra no Supremo dos EUA

A discussão sobre qual será a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a aposentadoria de...

Entidades da luta por direitos da população negra lançam campanha que pede vaga à ministra negra no STF na Times Square, em Nova York

O Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) e a Coalizão Negra por Direitos lançaram a campanha "#PretaMinistra", com o objetivo de gerar impacto...

Exame de DNA inocenta americano quase 50 anos após acusação de estupro

Um americano de 72 anos, que ficou sete anos preso por um estupro que não cometeu, foi inocentado quase cinco décadas depois graças a...
-+=