Joe Biden diz que EUA vão abrir arquivos da ditadura militar brasileira

Joe Biden anunciou envio de documentos à Comissão Nacional da Verdade. Essa é a primeira visita a Dilma desde que ela foi alvo de espionagem.

O vice-presidente americano disse nesta terça-feira (17) que os Estados Unidos vão abrir arquivos sobre o período da ditadura militar brasileira. Joe Biden foi recebido pela presidente Dilma Rousseff.

Um gesto de aproximação. Foi a primeira visita de um representante da Casa Branca à presidente Dilma Rousseff, depois de ela ter sido alvo da espionagem americana. Joe Biden disse que teve uma conversa franca sobre o assunto com a presidente.

Na embaixada americana, o vice-presidente americano declarou haver um esforço comum para dar segurança à internet e lembrou que os Estados Unidos já revisaram processos e anunciaram mudanças em janeiro. Biden afirmou que se dá muito bem com a presidente e destacou o interesse americano em restabelecer uma boa relação com o governo brasileiro. Disse que quando o assunto é o Brasil, o céu é o limite.

Biden anunciou ainda cooperação em outra área: os americanos afirmam que enviaram documentos à Comissão Nacional da Verdade para ajudar nas investigações sobre a ditadura no Brasil. Em clima descontraído, ele comemorou a vitória dos Estados Unidos sobre Gana, que ele acompanhou da Arena das Dunas, em Natal, e elogiou a preparação do Brasil para a Copa.

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que ainda aguarda a chegada dos documentos do governo americano sobre a ditadura no Brasil.

Fonte:G1

-+=
Sair da versão mobile