Jogador do Cádiz é alvo de racismo no Campeonato Espanhol e repreende agressor

Enviado por / FonteDo ge

Carlos Akapo saía de campo após ser substituído, quando torcedor do Granada fez gesto imitando macaco. Jogador parou e o repreendeu. Granada anuncia investigação

O zagueiro Carlos Akapo, do Cádiz, foi alvo de racismo em jogo contra o Granada, nesta segunda-feira, pelo Campeonato Espanhol.

Ao ser substituído no segundo tempo, Akapo deixou o campo pela linha de fundo e passou perto de torcedores do Granada. Um deles fez gestos imitando um macaco. Akapo viu, parou na frente dele e o repreendeu.

– É preciso erradicar o racismo. É lamentável que em 2022 haja atos assim em um campo de futebol. É preciso dar exemplo também na arquibancada. Sei que foram quatro idiotas, mas não podemos dar esse exemplo às crianças e a todas as pessoas – disse Akapo nas redes sociais.

Após o jogo, que terminou empatado em 0 a 0, o Granada divulgou uma nota oficial condenando o ato e afirmou que iniciará uma investigação sobre o ocorrido.

– O Granada condena energicamente todo ato de racismo e não irá tolerar em seu estádio nenhum comportamento que reflita uma atitude intolerante ou discriminatória com os jogadores ou torcedores que vão a nosso estádio – diz um trecho do comunicado.

Akapo nasceu em Elche, na Espanha, mas defende a seleção da Guiné Equatorial desde 2013. Ele está no Cádiz desde 2019. Antes, passou por Numancia, Valencia e Huesca.

Akapo disputa a bola com Neva, do Granada, durante jogo do Cádiz (Foto: EFE)

Confira o comunicado completo do Granada:

“O Granada condena energicamente todo ato de racismo e não irá tolerar em seu estádio nenhum comportamento que reflita uma atitude intolerante ou discriminatória com os jogadores ou torcedores que vão a nosso estádio.

O clube iniciou uma investigação e tomará as medidas pertinentes para punir com firmeza estas condutas, que não representam os valores do Granada nem de seus torcedores.

O Granada mantém tolerância zero diante de todo tipo de manifestações racistas e orgulha de uma torcida que sempre mostrou respeito com os clubes e torcedores rivais.”

Foto em destaque: Reprodução/ ge

+ sobre o tema

Carta aos brasileiros: somos de fato um país acolhedor aos estrangeiros?

Fomos criados escutando vários mitos. O de que somos...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar,...

Benjamim de Oliveira: o palhaço negro que encantou multidões

Era um esquete comum protagonizado pelo palhaço Benjamim de...

para lembrar

‘Virou moda ser intolerante’, diz ativista contra o racismo no futebol

Documentar casos de racismo, homofobia, xenofobia e outras formas...

Torcedor com tatuagem nazista é flagrado durante jogo em Manaus

Um torcedor com uma tatuagem de um símbolo nazista chamou...

Estremecimentos no meio diplomático

A notícia sobre as declarações do cônsul geral do...

Os crimes de discriminação nos hospitais

Por Caiubi Miranda - Ei, negão! O remédio do meu...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Racismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de droga

As pessoas acusadas por tráfico de drogas em São Paulo são jovens, negras, pobres e moradoras das periferias. Essa população constitui o alvo da...

Vilma Nascimento, histórica porta-bandeira da Portela, afirma que foi vítima de racismo

Uma referência da Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio, afirma que foi vítima de racismo em uma loja no aeroporto de...
-+=