Jogadores se unem contra o racismo na Inglaterra

Após o episódio racista que ocorreu na partida entre Chelsea e Tottenham no domingo (22), no qual o jogador ‘azul’ Antonio Rudiger teve que suportar parte da arquibancada fazendo barulhos imitando um macaco toda vez que tocava a bola, jogadores da Premier League deram um passo à frente para que o governo britânico interfira totalmente neste problema e investigue o racismo existente no futebol inglês.

Por  Lucho Mera, do Sky Boo k365

TEMPO DÍFICIL PARA RUDIGER
O zagueiro do Chelsea, o alemão Antonio Rudiger, foi alvo de cantos racistas em várias ocasiões pelos torcedores do Tottenham Hotspur, na partida de Londres disputada no domingo (22) e que terminou com a vitória do time de Frank Lampard. O árbitro parou a partida no segundo tempo e anúncios foram feitos ao público três vezes, mas o jogo não parou. O Tottenham chegou a emitir uma declaração após o jogo, em que se arrepende da situação e anunciou a abertura de uma investigação para adotar as medidas relevantes.

Tudo começou quando Son Heung-Min chutou Rudiger do chão e recebeu o cartão vermelho. O Tottenham permaneceu com dez jogadores e, a partir deste momento, Rudiger teve que ouvir músicas e barulhos racistas imitando um macaco toda vez que tocava a bola ou intervinha em alguma ação. O capitão do Chelsea, o espanhol César Azpilicueta, alertou o árbitro Anthony Taylor sobre a situação e os torcedores foram advertidos três vezes porque o “comportamento racista interferia no jogo”.

Os torcedores do Tottenham não pararam apesar do aviso e as autoridades do estádio insistiram nos anúncios. No entanto, a partida não parou, embora o protocolo da UEFA indique que o jogo deve parar se houver três anúncios e os jogadores devem deixar o campo. Após o jogo, o Tottenham publicou uma declaração em seu site anunciando uma investigação para tomar as medidas necessárias.

“Realizamos uma investigação minuciosa com os comentários do Chelsea. Qualquer forma de racismo é inaceitável. Não será tolerado em nosso estádio”, afirmou o comunicado. “Tomaremos as medidas mais fortes contra qualquer um que se comporte dessa maneira e até será proibido de entrar no estádio”, acrescentou a nota do clube de Londres.

JOGADORES UNIDOS
“O PFA pede uma investigação do governo sobre o racismo no futebol e incentiva a criação de um grupo composto por todas as partes no Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esportes”, afirmou a Associação de Jogadores Profissionais do Reino Unido em comunicado.

 

De acordo com o sindicato, é claro que os jogadores de futebol da Premier League estão do lado do “racismo flagrante” que atualmente existe no Reino Unido. “Os jogadores não estão sozinhos. O PFA está ao lado de todos os que enfrentam discriminação. Continuaremos a lutar em seu nome para combater esse problema definitivamente,” disse a entidade.

 

“O futebol faz parte da sociedade britânica – com a enorme audiência global que o futebol inglês atrai, temos a responsabilidade de liderar o caminho com uma política de tolerância zero. Todos os órgãos governamentais e todas as partes interessadas no futebol devem trabalhar juntos para enfrentar, desafiar e erradicar o abuso racista em nossos estádios e em nosso país “, finalizou o PFA, que parece determinado a resolver adequadamente esse problema, para que não seja esquecido em dois dias.

 

 

Leia Também:

A história do racismo no futebol brasileiro

O negro no futebol brasileiro: inserção e racismo

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

spot_imgspot_img

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...

Seleção brasileira recebe prêmio Fair Play da Fifa por luta contra o racismo após ataques a Vinicius Jr.

O prêmio fair play no Fifa The Best vai para o Brasil. A seleção brasileira masculina profissional recebeu a honraria por conta de sua campanha contra...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=