Jogo em que escravos são açoitados é usado em aula de história na UFPR

Game de computador gerou polêmica entre os estudantes da instituição.
Professora e criador do jogo defendem uso do jogo como material didático.

Do: G1

Um jogo de computador apresentado para alunos de história da Universidade Federal do Paraná (UFPR) gerou polêmica entre os estudantes. O jogo se passa em uma fazenda, no período da escravidão no Brasil, e o jogador controla um senhor de engenho que pode punir os escravos com um chicote, caso eles não trabalhem.

Os escravos à disposição do jogador têm nomes e são utilizados para o corte de cana de açúcar. A punição é feita com os escravos sendo colocados em um tronco, onde são açoitados por um feitor. A dinâmica do jogo irritou um grupo de alunos, que se mobilizou para tentar impedir a circulação e reapresentação.

“Primeiro é o choque, a gente se sente desumanizado. Uma ofensa a um determinado grupo social desumaniza toda humanidade”, questionou o estudante Eduardo Araújo. Opinião semelhante à da aluna Barbara Caramuru: “Ele traz debates que têm uma herança muito pesada para essas comunidades, e ele traz eles de uma forma que se propõe didática, porém, eu acho que ele brinca com o sentimento”, opinou.

O jogo foi criado por um aluno do mestrado de história da UFPR e apresentado em uma aula do curso de graduação pela professora Karina Belotti. Ela defende a apresentação do jogo como oportunidade de futuros professores de história analisarem este tipo de material para formar a própria opinião e argumentar de forma consistente quando estiverem em colégios. “Que bom que enxergaram que é um material problemático, porque isso mostra que estamos formando professores conscientes e críticos para a sociedade”, sustentou. Segundo a UFPR, os professores têm autonomia para a escolha dos materiais didáticos utilizados.

Já o aluno criador do jogo disse que não se pode esconder que os escravos eram vítimas de violência, e defendeu que é papel dos professores lembrar como era a violência no período da escravidão. Ele disse, ainda, que o jogo deixa claro que a violência contra os escravos é uma violação aos direitos humanos, e que é preconceito querer esquecer esta parte da história.

+ sobre o tema

Oração 13 de maio

Seqüestrar, aprisionar, espancar, violentar, privar da liberdade e matar...

Documentos africanos revelam segredos da história da escravidão

Na semana que o Brasil comemorou a libertação dos...

para lembrar

Alfabetização: memórias de um escritor leitor…

As crianças que são deixadas no analfabetismo, na falta...

“O tráfico de escravos não tinha futuro”

O Dia Internacional da Abolição do Tráfico de Escravos,...

Fotografias, lugares e falsos conceitos sobre a questão da escravidão no Brasil

É lugar-comum pensar na Abolição da Escravatura no Brasil...

Escravidão: Chegou a hora da reparação

Como 15 pequenos países no Caribe irão buscar uma...
spot_imgspot_img

Dia de Martin Luther King: 6 filmes para entender sua importância nos EUA

O dia de Martin Luther King Jr. é um feriado nacional nos Estados Unidos, celebrado toda terceira segunda-feira do mês de janeiro. Neste ano,...

Luiza Mahin: a mulher que virou mito da força negra feminina

Não há nenhum registro conhecido sobre Luiza Mahin, mulher que possivelmente viveu na primeira metade do século 19, que seja anterior a uma carta...

“Quarto de Despejo”, clássico de Carolina Maria de Jesus, vai ganhar filme

Vivendo de maneira independente, ela optou por não se casar, dedicou-se à costura, tocava violão e escrevia livros que ilustram como jovens negras, nascidas em favelas...
-+=