Jovem angolano vence competição de escrita na Inglaterra

Israel Campos sagrou-se vencedor na categoria de “Artes e Humanidades” com o artigo “Nós estamos aqui porque vocês estiveram lá” que faz uma reflexão em torno do colonialismo e os impactos nas sociedades actuais. A iniciativa é promovida pela Independent Schools Association.

no  Sapo

Israel Campos: Imagem Sapo

Com mais de 250 participantes, a competição deste ano viu um trabalho maravilhosamente imaginativo e instigante em todas as categorias, refere a nota de imprensa enviada ao SAPO.

Sobre o artigo vencedor, o júri da competição, John Goddard, fez saber:

“O colonialismo e suas conseqüências são o tema do artigo vencedor nesta seção. Israel Campos intitula seu artigo “Nós estamos aqui porque vocês estiveram lá”. Israel escreve com paixão e discernimento sobre o racismo, um legado duradouro do colonialismo. Israel comenta: “Falar do passado colonial e seus efeitos nas vidas dos colonizados é falar inquestionavelmente sobre o racismo e sobre como o colonizador é responsável pelo julgamento da cor da pele e do preconceito que eu e milhares de outros vivem com.” Israel escreve sobre suas esperanças para a África, mas também sua experiência de racismo na Inglaterra. “A solução está no encontro de um denominador comum, que é sentar-se à mesma mesa e conversar, para concordar que há um problema que precisa ser resolvido. Isso só vai acontecer se for entendido que o racismo não deve ser apenas um problema para aqueles que sofrem, mas também para aqueles que o praticam. E só então pode vir falar de progresso. ”Uma boa conclusão para um artigo digno de vitória.”

Israel Campos – Imagem Sapo

De referir que Independent Schools Association é uma organização de escolas independentes no Reino Unido. Esta organização oferece apoio profissional e treinamento para directores e funcionários das escolas de seus membros, bem como actividades desportivas e culturais para os alunos. Tais actividades incluem um concurso de arte anual, um festival de teatro e competições de redação.

Ainda de acordo com a nota de imprensa, “ISA Essay Competition” é uma oportunidade anual para os alunos das escolas dos membros da ISA permitirem que suas habilidades de escrita brilhem. Para a sexta edição, a competição foi lançada em Janeiro deste ano e os alunos da competição poderiam optar por escrever sobre “Inglês e Linguística”, “Ciências, IT e Tecnologia” ou “Artes e Humanidades”.

+ sobre o tema

Afro-Cubanos

O termo afro-cubano se refere a cubanos de ancestralidade...

‘As mulheres são criadas para achar que o casamento é muito importante’ diz Chimamanda Adichie

Escritora aclamada pela crítica internacional, a nigeriana pertence ao...

Bolsas para graduação no Brasil

Estudantes de 24 países africanos podem tentar uma vaga...

para lembrar

A importancia do Negro

Essa é a história de um garoto chamado Theo que...

Aimé Césaire, ‘Diário de um retorno ao país natal’, tradução de Lilian Pestre

126.Escutai o mundo brancohorrivelmente cansado de seu esforço imensoo...

Documentário inspirado nas ideias de Fanon

por martalanca Concerning Violence é um documentário “em nove cenas sobre...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=