Jovem angolano vence competição de escrita na Inglaterra

Israel Campos sagrou-se vencedor na categoria de “Artes e Humanidades” com o artigo “Nós estamos aqui porque vocês estiveram lá” que faz uma reflexão em torno do colonialismo e os impactos nas sociedades actuais. A iniciativa é promovida pela Independent Schools Association.

no  Sapo

Israel Campos: Imagem Sapo

Com mais de 250 participantes, a competição deste ano viu um trabalho maravilhosamente imaginativo e instigante em todas as categorias, refere a nota de imprensa enviada ao SAPO.

Sobre o artigo vencedor, o júri da competição, John Goddard, fez saber:

“O colonialismo e suas conseqüências são o tema do artigo vencedor nesta seção. Israel Campos intitula seu artigo “Nós estamos aqui porque vocês estiveram lá”. Israel escreve com paixão e discernimento sobre o racismo, um legado duradouro do colonialismo. Israel comenta: “Falar do passado colonial e seus efeitos nas vidas dos colonizados é falar inquestionavelmente sobre o racismo e sobre como o colonizador é responsável pelo julgamento da cor da pele e do preconceito que eu e milhares de outros vivem com.” Israel escreve sobre suas esperanças para a África, mas também sua experiência de racismo na Inglaterra. “A solução está no encontro de um denominador comum, que é sentar-se à mesma mesa e conversar, para concordar que há um problema que precisa ser resolvido. Isso só vai acontecer se for entendido que o racismo não deve ser apenas um problema para aqueles que sofrem, mas também para aqueles que o praticam. E só então pode vir falar de progresso. ”Uma boa conclusão para um artigo digno de vitória.”

Israel Campos – Imagem Sapo

De referir que Independent Schools Association é uma organização de escolas independentes no Reino Unido. Esta organização oferece apoio profissional e treinamento para directores e funcionários das escolas de seus membros, bem como actividades desportivas e culturais para os alunos. Tais actividades incluem um concurso de arte anual, um festival de teatro e competições de redação.

Ainda de acordo com a nota de imprensa, “ISA Essay Competition” é uma oportunidade anual para os alunos das escolas dos membros da ISA permitirem que suas habilidades de escrita brilhem. Para a sexta edição, a competição foi lançada em Janeiro deste ano e os alunos da competição poderiam optar por escrever sobre “Inglês e Linguística”, “Ciências, IT e Tecnologia” ou “Artes e Humanidades”.

+ sobre o tema

A trajetória intelectual ativista de Beatriz Nascimento •

Abordar a trajetória de Beatriz Nascimento para a revista...

Jodie Turner-Smith: a atriz que promete ser a nova sensação de Hollywood

Saiba mais sobre essa atriz revelação que vai estrear...

Racismo: o presente ainda não chegou

Ainda há muito a fazer para se iniciar um...

Canadá compartilha com Brasil casos de implementação de políticas de diversidade

Fonte: Írohín Jornal Online 21/05/2009 - Fonte: ENAP A...

para lembrar

Africa Y La Crisis Mundial

Fonte: Listaracial Por Jesús Chucho García. Fundación Afroamerica y de...

Quilombismo, una filosofía de vida

En el marco del Día Internacional de la Eliminación...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=