Jovem é indenizada em R$ 6 mil após ser chamada de ‘macaca’ pela chefe durante revelação de amigo secreto, em BH

Enviado por / FontePor Ana Tereza Almeida, G1

A bacharel em direito Maíra Caroline de Faria, de 24 anos, foi indenizada em R$ 6 mil, por danos morais, após ser chamada de “macaca” pela chefe durante uma festa de confraternização do escritório onde trabalhava, na época, como estagiária.

O crime aconteceu em dezembro de 2017, mas o processo só foi finalizado em agosto deste ano, após acordo entre as partes.

Maíra contou ao G1 que tudo aconteceu durante a brincadeira do amigo secreto. Ao revelar quem tinha tirado no sorteio, a chefe falou que era a “macaca do escritório”. A jovem contou que a situação foi “humilhante, dolorosa e vexatória”, o que a levou a procurar a Justiça.

“O processo é importante para mostrar que, mesmo dentro do direito, há casos de preconceito. São pessoas bem informadas que também cometem esse tipo de crime. Está enraizado nas pessoas”, disse Maíra.

Justificativa e entendimento da juíza
Em sua defesa no processo judicial, a chefe da jovem disse que o fato aconteceu em ambiente festivo e que o termo foi usado em referência à palavra “macaquice”, porque a estagiária era alegre, divertida e engraçada. E que, diante da acusação na Justiça, chegou a fazer representação criminal contra a Maíra pela falsa ocorrência de injúria racial.

O G1 não conseguiu falar com a chefe de Maíra ou sua defesa.

Para a juíza Fernanda Garcia, da 45ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, ainda que tenha ocorrido durante uma festividade, o fato aconteceu na frente de outras as pessoas, tendo como protagonista a chefe da estagiária, “motivo pelo qual configura relação de trabalho”.

A juíza ainda disse que uma testemunha confirmou que foi usada a palavra “macaca”. Contou ainda que, aparentemente, não havia um tom ofensivo, mas confirmou que a situação gerou um constrangimento. Segundo a testemunha, a estagiária ficou “pasma e desconfortável”.

“Não são relevantes para afastar o dano as justificativas de embriaguez, festividade ou qualquer outra, independentemente da motivação ou real intenção. Vivemos em uma sociedade plural e miscigenada, com um triste histórico de discriminação racial e isso precisa mudar”, escreveu a juíza em sua sentença.

Outros casos envolvendo injúria racial

A Rainha do carnaval de BH, Lais Lima, foi vítima de injúria racial. — Foto: Lais Lima/Arquivo pessoal

Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, entre janeiro e junho deste ano, a pasta já recebeu 152 denúncias de injúria racial no estado.

Relembre as mais recentes registradas apenas nos últimos 20 dias na Grande BH:

Dia 14 de agosto: o guarda municipal Weuber Jeremias é vítima de injúria racial ao orientar pessoas a usarem máscara em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

  • Dia 21 de agosto: o contador Bruno Araújo registra queixa por ação truculenta da polícia e denuncia racismo.
  • Dia 28 de agosto: funcionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é xingada de ‘macaca’ por cliente.
  • Dia 1º de setembro: a rainha do carnaval de Belo Horizonte Lais Aparecida da Silva registra boletim de ocorrência depois de receber mensagem de um homem que dizia, “você é uma macaca, arrogante, idiota”.

Projeto ajuda vítimas de racismo

Advogado Carlos Santos é o idealizado do projeto Respire — Foto: Carlos Santos/Arquivo pessoal

Para facilitar o caminho da reparação e incentivar a denúncia de episódios de descriminação, um grupo de advogados criou o projeto “Respire – Advocacia Antirracista” que oferece atendimento jurídico gratuito às vítimas.

“A minha vivência como homem negro e advogado me impulsionou a tentar compreender melhor a relação entre direito e racismo. Além disso, os acontecimentos recentes, dentre eles a morte do George Floyd nos Estados Unidos, o caso da senhora negra que teve o pescoço pisoteado por um militar em São Paulo, os 80 tiros disparados contra o Evaldo dos Santos. Tudo isso foi somando à minha indignação e me levou a dar vida ao projeto, que já acalentava havia certo tempo, mas ainda não havia levado a efeito”, disse o advogado e idealizador do “Respire”, Carlos Santos.

Além dele, outros sete profissionais fazem parte do atendimento que começou no dia 22 de agosto. O projeto começou em Minas Gerais e já se estende por São Paulo, Bahia e Brasília. Em pouco mais de duas semanas, os advogados já receberam nove casos.

Os interessados em procurar pelo atendimento podem acessar as redes sociais do projeto no Instagram e no Twitter.

+ sobre o tema

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro...

para lembrar

Impedida de entrar em loja, delegada negra faz denúncia de racismo

A delegada Ana Paula Barroso foi impedida de entrar...

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=