Jovem negro adotado por brancos é confundido com ladrão nos EUA

DeShawn Currie, de 18 anos, disse que policiais insinuaram que ele não era da família porque não estava em fotos (Foto: Reprodução/YouTube/Complex)

Policiais da Carolina do Norte lançaram gás de pimenta em rapaz de 18 anos.
Agentes insinuaram que ele não era da família, já que não estava em fotos.

Um adolescente negro foi confundido com um ladrão por policiais da Carolina do Norte e atingido com gás de pimenta após se recusar a obedecer ordens dos agentes. O jovem negro estava na casa dos pais adotivos, que eram brancos. De acordo com a Associated Press, o caso ocorreu na última segunda-feira (6) na cidade de Raleigh.

As autoridades locais informaram que agiram desta forma contra DeShawn Currie, de 18 anos, porque ele teria insultado, ameaçado e não seguido as instruções dos policiais.

Em entrevista a um canal de televisão local, Currie disse que ficou enfurecido ao ver os policiais em sua casa, sugerindo que ele não aparecia nas fotos familiares. “Me pediram para colocar a mão na porta. Perguntei o motivo e eles me questionaram o porquê dos meus pais estarem em um cômodo diferente do que eu estava”.

Os pais adotivos de Currie, Ricky e Stacy Tyler, afirmaram que o menino está com o casal há um ano. A família, que tem três filhos menores de idade e Currie, mudou-se para a nova casa em julho e ainda não conhece todos os vizinhos.

A polícia local informou que a região tem registrado uma série de crimes nos últimos dias –  o que teria motivado a ação – mas não especificou quais os tipos de ocorrências.

Um porta-voz da polícia não soube responder sobre as instruções dadas pelos policiais ao jovem, o que teria enfurecido Currie. O representante não disse ainda quantos oficiais entraram na casa, quanto tempo de serviço eles tinham, ou ainda, a qual grupo étnico eles pertenciam.

+ sobre o tema

Hélio Menezes assume a Diretoria Artística do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O antropólogo, curador, crítico e pesquisador, Hélio Menezes é...

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei...

Educação dos ricos também preocupa

É difícil imaginar o desenvolvimento de uma nação sem...

Estudantes podem consultar Pé-de-Meia a partir de quarta-feira

O estudante do ensino médio matriculado na rede pública...

para lembrar

Racismo desumaniza mortes de negros no Brasil, diz ministra

Ministra da Seppir, Luiza Bairros, diz que sociedade não...

Vinicius Junior é alvo de racismo nas redes sociais, e Fla pede apuração do MP

Presidente Eduardo Bandeira de Mello condena atitude: É uma...

Racismo: Torcedor atira BANANA ao Daniel Alves que comeu em pleno jogo (assista o video)

VILLARREAL, Espanha — Um fato inusitado marcou a vitória...
spot_imgspot_img

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e simbólica: o total de brasileiros que se autodeclaram pretos cresceu 42,3% na comparação com a edição de...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

Governo diz que vai cobrar Uefa sobre racismo contra Vini Jr; Lula afirma que ofensas são ‘manifestações de barbárie’

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (14) que vai acionar a Uefa, organizadora do torneios europeus, sobre os atos racistas praticados por torcedores do Atlético de Madrid...
-+=