“Meu estabelecimento, minhas regras”: Jovem negro diz ter sido agredido em shopping em Santo André

Por meio de carta aberta à comunidade, a professora Xenia Araujo, 35 anos, denuncia situação de violência vivenciada pelo filho, Nathan Vinícius Araújo de Souza, 15. O jovem negro diz que foi agredido e impedido de entrar no Grand Plaza Shopping, em Santo André, por seguranças do local na noite de sábado. Diante do caso, o Condepe (Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana) pedirá que a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado instaure inquérito para apurar os crimes de racismo, ameaça e constrangimento ilegal.

Natália Fernandjes  no Diário do Grande ABC

O jovem, morador de São Caetano, estudante e atleta – jogador de futebol da base em time do Interior –, estava no centro de compras com quatro amigos quando receberam a informação de que estaria sendo realizada competição de dança fora do shopping. Eles saíram do espaço para verificar o evento e, no retorno, foram barrados pelos seguranças. “Tinha uma mulher e um homem, além de um policial à paisana. Ele deixou todo mundo entrar e a gente não. O que mais me irritou foi que todos os que entraram tinham a pele branca”, destaca Nathan.

Após questionar os seguranças sobre o impedimento, o jovem relata que ouviu daquele que seria o policial à paisana a seguinte frase: “Meu estabelecimento, minhas regras”. “Quando questionei de novo ele disse: ‘Não me irrita não, moleque’. Ele tentou me bater uma vez e abaixei. Quando tentou de novo, pegou na minha orelha e no meu rosto o tapa.”

Nathan revela ainda que deixou o centro de compras, ao lado dos amigos, com o sentimento de impunidade. “Não pude fazer nada, porque ele estava armado. Me senti triste e impotente. Quero justiça, que não aconteça com mais ninguém”, ressalta o jovem.

Diante dos fatos, mãe e filho registraram boletim de ocorrência e denunciaram o caso às autoridades. “O Nathan se sentiu envergonhado, porque as pessoas olhavam a cena e imaginavam que ele estava roubando”, destaca.

Conforme o coordenador da comissão da criança e do adolescente do Condepe, Ariel de Castro Alves, será pedido ao shopping que forneça imagens das câmeras de segurança e fotos dos colaboradores para que os acusados sejam identificados. “Se o autor for mesmo policial civil, pode responder ainda por abuso de autoridade”, observa.

A administração do Grand Plaza Shopping informou, por meio de nota, que “percebeu tumulto/briga envolvendo grupo de pessoas na via pública. Em virtude disso, fechou temporariamente o portão de acesso ao shopping para preservar a segurança e integridade física de seus clientes” no sábado. Conforme o estabelecimento, o portão permaneceu “brevemente fechado até que a situação retornasse à normalidade”.

+ sobre o tema

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...

para lembrar

O racismo inverso existe e precisa ser combatido

Mais uma vez falando sobre racismo, mas dessa vez...

Está na moda ser preto, desde que você não seja preto

É bem comum encontrar nas redes sociais algumas pessoas...
spot_imgspot_img

Justiça para Herus, executado em festa junina no Rio

Não há razão alguma em segurança pública para que Herus Guimarães Mendes, um office boy de 23 anos, pai de uma criança de dois...

Em tempos de cólera, amor

Planejei escrever sobre o amor numa semana mais que óbvia. Eu adoro esta data capitalista-afetiva que é o Dia dos Namorados. Gosto que nossa...

Lula sanciona lei de cotas para negros em concurso e eleva reserva de vagas para 30%

O presidente Lula (PT) sancionou nesta terça-feira (3) a prorrogação da lei de cotas federais, que passa a reservar 30% das vagas para pretos e pardos em concursos...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.