“Meu estabelecimento, minhas regras”: Jovem negro diz ter sido agredido em shopping em Santo André

Por meio de carta aberta à comunidade, a professora Xenia Araujo, 35 anos, denuncia situação de violência vivenciada pelo filho, Nathan Vinícius Araújo de Souza, 15. O jovem negro diz que foi agredido e impedido de entrar no Grand Plaza Shopping, em Santo André, por seguranças do local na noite de sábado. Diante do caso, o Condepe (Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana) pedirá que a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado instaure inquérito para apurar os crimes de racismo, ameaça e constrangimento ilegal.

Natália Fernandjes  no Diário do Grande ABC

O jovem, morador de São Caetano, estudante e atleta – jogador de futebol da base em time do Interior –, estava no centro de compras com quatro amigos quando receberam a informação de que estaria sendo realizada competição de dança fora do shopping. Eles saíram do espaço para verificar o evento e, no retorno, foram barrados pelos seguranças. “Tinha uma mulher e um homem, além de um policial à paisana. Ele deixou todo mundo entrar e a gente não. O que mais me irritou foi que todos os que entraram tinham a pele branca”, destaca Nathan.

Após questionar os seguranças sobre o impedimento, o jovem relata que ouviu daquele que seria o policial à paisana a seguinte frase: “Meu estabelecimento, minhas regras”. “Quando questionei de novo ele disse: ‘Não me irrita não, moleque’. Ele tentou me bater uma vez e abaixei. Quando tentou de novo, pegou na minha orelha e no meu rosto o tapa.”

Nathan revela ainda que deixou o centro de compras, ao lado dos amigos, com o sentimento de impunidade. “Não pude fazer nada, porque ele estava armado. Me senti triste e impotente. Quero justiça, que não aconteça com mais ninguém”, ressalta o jovem.

Diante dos fatos, mãe e filho registraram boletim de ocorrência e denunciaram o caso às autoridades. “O Nathan se sentiu envergonhado, porque as pessoas olhavam a cena e imaginavam que ele estava roubando”, destaca.

Conforme o coordenador da comissão da criança e do adolescente do Condepe, Ariel de Castro Alves, será pedido ao shopping que forneça imagens das câmeras de segurança e fotos dos colaboradores para que os acusados sejam identificados. “Se o autor for mesmo policial civil, pode responder ainda por abuso de autoridade”, observa.

A administração do Grand Plaza Shopping informou, por meio de nota, que “percebeu tumulto/briga envolvendo grupo de pessoas na via pública. Em virtude disso, fechou temporariamente o portão de acesso ao shopping para preservar a segurança e integridade física de seus clientes” no sábado. Conforme o estabelecimento, o portão permaneceu “brevemente fechado até que a situação retornasse à normalidade”.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...

Por que razão o racismo ainda é uma questão europeia?

Nas últimas semanas, Lilian Thuram, futebolista campeão do mundo...

Delegada indicia funcionário de estande da Editora Abril na Bienal por racismo

Segundo advogado do colégio, alunas foram ofendidas em estande...

Secretário de Haddad diz que disparo contra jovem no Jaçanã foi intencional

Rogério Sottili conversou com parentes e amigos do rapaz...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=