Jovem que teve castigo divulgado na internet se mata nos EUA

A adolescente Izabel Laxamana, 13 anos, matou-se pulando de uma ponte em Tacoma, cidade de Washington, nos Estados Unidos. O ato de desespero aconteceu logo depois de um vídeo em que ela aparece tendo os longos cabelos cortados pelo pai –como forma de punição por um mau comportamento– ter sido divulgado nas redes sociais, segundo reportagem publicada pelo jornal americano “Daily News”.

Do UOL

A polícia local abriu uma investigação sobre o episódio e o pai da jovem não deverá ser responsabilizado. Os oficiais trabalham com a hipótese de bullying, já que a jovem teria postado na rede social Google Plus que odiava estar na escola, onde todos a julgavam. “A investigação está sendo frustrante, pois a única pessoa que disse ter informações sobre o caso sequer conhecia menina”, disse a policial Loretta Cool ao periódico americano.

Os motivos que levaram o pai a repreender a filha dessa forma foi quando ele encontrou a menina mandando fotos sugestivas para um garoto. Segundo Loretta, o vídeo não foi publicado na internet pelo pai da garota.

A menina saiu de um carro na última sexta-feira (5) e pulou de uma ponte na rodovia interestadual da cidade. Ela chegou a ser socorrida e levada para um hospital de Seattle, mas morreu no dia seguinte.

Alguns usuários das redes sociais acusam o pai de Izabel de humilhação pública e o culpam pelo suicídio. Até uma página no Facebook, intitulada “Justiça para Izabel”, foi criada pedindo que o homem responda criminalmente pela morte da filha.

“Ela fez algumas escolhas erradas, mas não precisava se matar por isso,” afirmou Loretta ao “Daily News”. Na entrevista, a oficial da polícia reconheceu que cortar o cabelo para disciplinar a garota não foi a melhor maneira de castigá-la.

Segundo psicólogas e psicopedagogas, esse tipo de punição humilhante pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento da subjetividade do adolescente, além de causar problemas de autoestima, raiva e revolta em relação aos pais.

O vídeo original do castigo foi retirado do YouTube, no entanto, um amigo da adolescente compartilhou o material com o objetivo de desencorajar outros pais a fazerem o mesmo.

De acordo com a emissora Fox 2, os investigadores encontraram oito bilhetes deixados por Izabel antes de morrer. A menina estaria muito envergonhada por suas ações nas redes sociais e com medo que a foto que ela mandou para o menino fosse divulgada na internet. A prática de mandar essas imagens, conhecida como “sexting”, deixa os adolescentes vulneráveis e por isso é essencial que, em casa, os pais conversem abertamente sobre o assunto.

Em um dos bilhetes, segundo Loretta, a menina afirmou o quanto amava o pai e que ele não deveria se sentir culpado por sua morte.

Leia Também:

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Vozes femininas disputam espaço na Rio+20

"Se alguém acha que somos invisíveis, está na hora...

Agressor de mulher terá que pagar gastos do INSS

Medida começará por Espírito Santo e Brasília, mas deve...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Bullying, esse velho conhecido

Esta semana, dia 15, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou lei que criminaliza bullying e cyberbullying. O texto modifica o...

Homens ganhavam, em 2021, 16,3% a mais que mulheres, diz pesquisa

Os homens eram maioria entre os empregados por empresas e também tinham uma média salarial 16,3% maior que as mulheres em 2021, indica a...
-+=