Jovens africanos passam a ter acesso a crédito para inovação

Os fundos “Semente de Inovação em África” e “Aceleradora Start-up África”, lançados na Praia, nesta quinta-feira, vão permitir aos jovens africanos terem acesso ao financiamento para projecto de pequenas e médias empresas.

Os fundos foram apresentados pela empresa cabo-verdiana IHABA Buildings Enterprises, no âmbito da Cimeira sobre Inovação em África, que termina esta quinta-feira, depois de três dias de trabalho.

Segundo a conselheira estratégica da IHABA, Lucy Fonseca, a “Aceleradora Starp-up África” é destinada aos empreendedores com ideias que não estão formadas, enquanto a “Semente de Inovação em África” é dirigida aos inovadores com um projecto de pequena e média empresas, ou um determinado produto que precisa de ser inserido no mercado.
“O objectivo deste fundo é formar ou transformar as ideias dos inovadores num determinado negócio com algum potencial de crescimento, até que o empreendedor seja inserido no mercado de negócios”, precisou.

Lucy Fonseca acrescentou que e o fundo “Aceleradora Starp-up África” irá concentra-se apenas em Cabo Verde e estará aberto a qualquer inovador africano.

Este fundo vai investir 25 mil dólares (cerca de dois mil contos) por cada empresa, enquanto o “Semente de Inovação em África” terá o mínimo de 200 mil dólares (16 mil contos) e o máximo de dois milhões de dólares (160 mil contos) por cada empresa, de acordo com a avaliação de necessidade de capital de cada um.

Segundo a conselheira, a IHABA Buildings Enterprises está a procura de investidores sendo eles privados ou públicos e que acreditam na missão de ambos os fundos.

A ideia e fazer com que qualquer empreendedor africano tenha acesso a esse fundo, tendo em conta que há uma necessidade de colaboração entre os países africanos, indicou Lucy Fonseca.

Fonte: Inforpress

+ sobre o tema

Falecimento nossa querida Majô – Maria José Pereira dos Santos

Aos amigos e familiares Nesse verão de 2013, a luz...

Enquete aumenta badalação em torno de Ronaldinho Gaúcho

A empolgação da torcida do Flamengo com a contratação...

As populares cicatrizes faciais de crianças que foram proibidas na Nigéria

A escarificação facial já foi popular na Nigéria. Cortes profundos,...

Ilustrador baiano lança HQ inspirada em Orixás

A campanha de financiamento para publicação do romance ilustrado...

para lembrar

Itália resgata dezenas de imigrantes africanos à deriva

Imigrantes foram levados à ilha de Lampedusa; entre os...

Comunidade em Tocantins é reconhecida como remanescente de quilombo

A Fundação Cultural Palmares (FCP) reconheceu a Comunidade Rio...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=