Julita Lemgruber discute a guerra às drogas

A socióloga Julita Lemgruber, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, discute a política de guerra às drogas, os discursos por trás do tema e analisa o assunto no Brasil e América Latina, mostrando a influência dessa discussão nas políticas de segurança adotadas no país: “Legalizar não é ‘liberar geral’ nem incentivar o uso de drogas. Pelo contrário, é possibilitar que elas sejam reguladas, taxadas, controladas. Um bom exemplo é o do tabaco, alvo de uma das políticas de saúde pública mais bem-sucedidas do Brasil. Com campanhas educativas, proibição da publicidade, restrição dos espaços para o fumo e alertas nos maços, o País obteve resultados impressionantes: […] o número de fumantes caiu 65%. Proibir a venda de cigarros teria o mesmo efeito? Seguramente não”

A socióloga e pesquisadora Julita Lemgruber, ex-diretora-geral do sistema penitenciário do Estado do Rio de Janeiro durante o segundo mandato do governador Leonel Brizola (entre 1991 e 1994) e ex-ouvidora de polícia do Estado do Rio de Janeiro discutiu a Política de Guerra às drogas em entrevista publicada pelo jornal O Estado de São Paulo. Para a socióloga: “é hora de o Brasil rever sua adesão a essa política, como os próprios EUA têm feito, buscando uma abordagem mais racional e pragmática do tema”.

Segundo Julita, o assunto vem ganhando importância no mundo inteiro, em especial em relação à maconha, e cita o exemplo dos Estados Unidos, que nos anos 1970 levou o mundo ao que ela trata como “nefasta guerra às drogas”, uma estratégia agora vista como equivocada, ainda mais quando 22 dos seus estados legalizam o uso medicinal da maconha, além de dois, Colorado e Washington, liberarem também o uso recreativo. “Quando os próprios EUA começam a mudar de rumo, vale a pena prestar atenção”, afirma a pesquisadora, que faz uma análise do tema na América Latina, onde, segundo ela, desde 2012, políticos latino-americanos vêm tornando público o seu apoio a reflexão. O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso é um dos nomes citados por Julita, que afirma: “Há alguma coisa errada e precisamos rever essa política. Porque se os EUA são o país que mais consome substâncias ilícitas no mundo, a violência letal da guerra às drogas é terceirizada, sobretudo para a América Latina”.

Sobre o termo “política equivocada”, Lemgruber explica que a violência e a corrupção são dois grandes problemas frutos desse equívoco: “Ela provoca enormes problemas, entre eles a violência e a corrupção. É um negócio que gera lucros fabulosos e, sendo ilegal, acaba corrompendo uma série de atores em todas as áreas da sociedade e do Estado, do Executivo ao Legislativo, da polícia ao sistema de Justiça criminal”. E avança, afirmando que a flexibilização da repressão às drogas traria efeitos positivos a segurança pública no Brasil: “A política de segurança pública nos grandes centros urbanos do País está marcada pela estratégia da guerra às drogas, que acaba por provocar mais violência do que aquela que pretende combater. O Rio vive uma situação esdrúxula. De um lado a política das UPPs e a proposta de implantação de um policiamento comunitário. De outro, os métodos de sempre: atira-se primeiro para perguntar depois. Além disso, muitas dessas áreas já estão contaminadas pela corrupção. A guerra fracassada ao tráfico deixa vítimas por todo o caminho. A última foi o dançarino Douglas Rafael da Silva, o DG, no Pavão-Pavãozinho. Morrem bandidos, moradores e policiais. Uma polícia que mata muito, morre muito. E as comunidades já começam a deixar clara sua indignação, indo para as ruas às centenas. Não venham me dizer que protestam ‘a mando do tráfico’. Quem diz isso não quer encarar a realidade”, afirma.

Para a socióloga, a lei que desde 2006 baniu a prisão ao usuário dá brecha interpretativa para que jovens, pobres e negros sejam tipificados como traficantes, mas outros também jovens, vindos de famílias economicamente favorecidas, recebam o tratamento dedicado a usuário: “Diz o artigo 28 da Lei 11.343: ‘Para determinar se a droga destina-se a consumo pessoal o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais…’. O exame das tais ‘circunstâncias sociais’ virou uma brecha para a criminalização de jovens pobres e negros, enquanto outros, com ‘melhores circunstâncias’ enquadram-se como usuários e não são presos”.

Tratando da temática “prisão”, Julita Lemgruber lembra que o sistema prisional brasileiro é composto em um terço por pequenos traficantes, réus primários, presos sem arma de fogo e vínculos com organizações criminosas. E que dentro da prisão, esses viram pessoas piores, passando por uma faculdade do crime, do presídio, que é uma “maneira cara de tornar as pessoas piores”, citando a frase do ex-ministro da Justiça Ingles, Thomas Hurd.

Julita avança na discussão debatendo o que ela trata como discurso dos proibicionistas e refletindo sobre o futuro do tema no país. Para ela, a fala de que a Maconha é a porta de entrada para o consumo de outras drogas não passa de um argumento sem nenhuma base cientifica, e é contundente ao afirmar que no caso de usuários do crack, segundo estudos, ela na verdade pode se comportar como porta de saída: “O que a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz é que é o mercado ilegal de drogas e o contato com o traficante que expõe o usuário a drogas mais pesadas. Um trabalho do psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, da Universidade Federal de São Paulo, mostrou que a maconha pode servir inclusive de ‘porta de saída” para usuários de crack’.

Sobre o futuro, afirma à pesquisadora, o Brasil pode caminhar para um abordagem mais racional ou cair no recrudescimento da legislação, já que há dois projetos antagônicos sobre o mesmo tema tramitando juntos na Câmara Federal: “O Brasil vive hoje uma situação esquizofrênica. Há uma proposta de legalização da maconha nos moldes do que foi feito no Uruguai, de autoria do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), tramitando no Congresso. Espero que seja debatida com seriedade e aprovada. Mas tramita também na Casa uma reforma da lei de drogas do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) que, se aprovada, tornará a pena para o tráfico maior que a de homicídio. É um momento delicado, em que a questão pode se encaminhar para uma abordagem mais racional ou desaguar no recrudescimento da legislação”.

A legalização, com leis e regras, fiscalização e acompanhamento dos órgãos de saúde, vigilância sanitária entre outros, no geral, regular, taxar e controlar, como acontece com a indústria do tabaco, encerra a fala da socióloga: “Legalizar não é liberar geral e nem incentivar o consumo de drogas”. E completa: “Um bom exemplo é o do tabaco, alvo de uma das políticas de saúde pública mais bem-sucedidas do Brasil. Com campanhas educativas, proibição da publicidade, restrição dos espaços para o fumo e alertas nos maços, o País obteve resultados impressionantes: segundo o Ministério da Saúde, entre 1980 e 2010, o número de fumantes caiu 65%. Proibir a venda de cigarros teria o mesmo efeito? Seguramente não. A interdição estimularia a formação de grupos criminosos, a corrução de policiais e juízes para acobertar o negócio, gangues armadas para disputar pontos de venda. Como na Chicago da Lei Seca. O princípio da legalização é o estabelecimento de regras: limite de idade para venda, definição de locais para o consumo, etc. Esse é um tema que precisa ser debatido pela sociedade para que ultrapassemos os preconceitos. É uma ilusão imaginar um mundo sem drogas. Elas sempre existiram e vão continuar existindo – e é bom que a gente aprenda a lidar com elas de forma a reduzir seus danos, principalmente, no caso de usuários problemáticos que são um porcentual muito pequeno do conjunto de pessoas que usa drogas, lícitas ou ilícitas”.

Fonte: Brasil 247

+ sobre o tema

O Golpe Branco do Parlamentarismo de Fato

Antes da crise que está nos jornais, há a...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

“A política de drogas criou esse pesadelo em que hoje vivemos”

Gilberta Acselrad diz ser preciso relembrar antigos costumes para...

Extermínio tolerado

Waldik Gabriel Chagas, 11 anos, tinha o olhar esperto...

Exigência de abstinência não soluciona problemas de “cracolândias”, diz relatório

Documento da OSF recomenda políticas públicas que fortaleçam a...

Mais que no pé: um tiro na cara

O recurso extraordinário 635.659, em análise desde 2015 pelo Supremo Tribunal Federal, versa sobre a inconstitucionalidade da criminalização do porte de drogas. A maioria do STF caminha para...

Rio cria dia estadual para reflexão sobre morte de jovens negros

O governo do Rio de Janeiro sancionou a lei que cria o Dia de Luta Jovem Preto Vivo – João Pedro Matos Pinto, aprovada...

Zanin, a corda bamba envergonhada

O problema não é apenas que Cristiano Zanin seja um conservador nomeado por um presidente de esquerda; o problema é que seus votos, além de conservadores,...
-+=