Juneteenth: população negra dos EUA celebra o ‘Dia da Libertação’ em junho desde 1866

Enviado por / FontePor Vitor Paiva, do Hypeness

O “Juneteenth” é uma festa em celebração à libertação da população negra escravizada nos EUA, comemorada no dia 19 de junho desde 1866. Fotos revelam que, há 100 anos, o “Dia da Emancipação” era celebrado principalmente no estado do Texas, último da confederação a encerrar a escravidão no país, com tais populações orgulhosamente desfilando pelas ruas da cidade em carruagens enfeitadas com flores e vestindo suas melhores roupas.

Apesar de hoje a data ser celebrada em todo o país, sua origem remete ao dia 19 de junho de 1865, quando o general Gordon Granger assinou a “Ordem Nº3”, encerrando a escravidão no estado do Texas. A mudança na legislação texana se deu dois anos após a assinatura, pelo presidente Abraham Lincoln, da Proclamação da Emancipação, libertando todos os escravos dos estados que formavam a Confederação, em 1 de janeiro de 1863. A abolição em todo o país seria determinada em 6 de dezembro de 1865, com a ratificação da 13ª emenda.

Grupo preparado para a festa na cidade de Austin, no Texas, em 1900 (Foto: Wikimedia Commons)
As celebrações do Juneteenth na cidade de Richmond, na Virginia, em 1905 (Foto: Wikimedia Commons)

As festas do “Juneteenth” começaram em 1866, mas tornaram-se especialmente populares no início do século XX, quando se espalharam por todo o sul do país. Durante a Grande Migração, quando milhões de pessoas negras saíram dos estados do Sul para fugir da pobreza na direção do centro-oeste, oeste e nordeste dos EUA, o 19 de junho foi se tornando popular por todo o país, apelidado também de “Black Independence Day”, ou “Dia da Independência dos Negros”.

Nos anos 1950 e 1960, durante o movimento pelos direitos civis no país, a data tornou-se também motivo para manifestações e passeatas pelos direitos das populações negras. Apesar do 19 de junho ser há décadas reconhecido como feriado na maioria dos estados, somente em 2021 o congresso tornou o “Juneteenth” em feriado federal, através de lei assinada pelo presidente Joe Biden, celebrando a liberdade e a cultura negra do país – que já desfilava com força e altivez pelas ruas do Texas há um século.

Presidente dos EUA, Joe Biden, conversa com parlamentares negros e com Opal Lee, ativista conhecida como ‘avó do Juneteenth’, ao assinar lei que transforma 19 de junho em feriado (Foto: Evan Vucci/AP Photo)

+ sobre o tema

Michelle Obama

Michelle LaVaughn Robinson Obama é a esposa do 44º...

Exposição na Biblioteca Parque do Rio lembra trajetória de Martin Luther King

A mostra itinerante Martin Luther King – Legado &...

Hoje na História, 1972: É absolvida militante negra Angela Davis

Angela Yvonne Davis, militante negra, antiga professora de filosofia...

Rosa Parks “Melhor andar com dignidade que rodar na humilhação”

Aos olhos e ouvidos de todo o mundo, a...

para lembrar

Protestos contra racismo da Polícia nos EUA: Que nos sirva de exemplo!

Por Douglas Belchior Um jovem negro morto pela polícia. Algo corriqueiro...

Para onde marcham as mulheres contra Trump?

O que uniu esta verdadeira multidão foi a vontade...

O que aconteceu em Argel? Exilados, Panteras Negras e a CIA nos anos 1970

Apresento aqui algumas notas de uma pesquisa documental que...
spot_imgspot_img

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...

Mercado imobiliário dos EUA revela piora na desigualdade racial em uma década; entenda

Sharan White-Jenkins é uma mulher negra, proprietária de um imóvel no Queens, na cidade de Nova York. Seus avós também eram donos da própria casa,...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...
-+=