Junho chega com promessas bem longe das jornadas de 2013

Junho chegou tão depressa, anunciando que a segunda metade do ano está aí e a sensação de que caminhamos pouco em relação às mudanças que o Junho, aquele das jornadas de 2013, nos fizeram sonhar, que logo logo elas chegariam.

Por Mônica Francisco Do Jornal do Brasil

Dois anos se passaram e o que vemos é um arrastar de propostas que de fato evidenciem, pelo menos, um sinal de mudança radical nos rumos de nossa pátria nada gentil, ainda mais com quem mora no andar de baixo da pirâmide.

É estarrecedor e eu não me canso de escrever isso aqui, o modo com que nos conduzimos. A nossa alegria, espontaneidade, carisma e solidariedade, escondem a maldade enorme que conseguimos demonstrar em determinadas situações.

Somos todos pacíficos, solidários, carinhosos, afáveis, alegres, sorridentes, prestativos e o que mais você conseguir pensar em relação aos estereótipos atribuídos e apropriados à nós e por nós.

Que olhando rapidamente não dá para se ver a “outra face” do ser brasileiro. Não toleramos o diferente, somos impacientes com os desvalidos e menos favorecidos.falamos de que preconceito é coisa de outra ou outro, mas no primeiro oportunidade, lá estamos nós, oprimindo, surrando crianças negras em via pública, usando benefícios que seriam ou pelo menos deveriam ser, destinados aos menos afortunados(as).

Temos o discurso muito bem afiado, a palavra perfeita, aliado à uma postura solidária e amiga, mas somos implacáveis com os que habitam a fauna dos classificados diferentes do padrão.

Temos cerimônia em nos declaramos racistas, mas nossas empresas dão amostra clara de que não querem suas marcas atreladas à esse público e a desculpa, claro, é relacionada ao consumo.

Temos tranquilidade em ver negros e negras em situação de subserviência e subalternidade, mas quando o eixo muda, não gostamos do que vimos. Não há qualquer constrangimento em expôr pensamentos e atitudes que diminuam o outro com as famosas”brincadeiras”, como aquelas dos atletas que compararam o colega com um saco de lixo.

Nos acostumamos à viver esse cotidiano em todos os níveis de nossa sociedade e isso se reflete na demora e na procrastinação das mudanças que podem auxiliar na construção de um país mais democrático,onde o direito esteja de fato acima da propriedade, onde o ser humano seja de fato o centro.

Não podemos esperar muito do que está aí, porque o que está aí, ou melhor, lá no Legislativo, é o retrato, o reflexo dos que lá os colocaram, é a marca desse Brasil perverso, que se refere ao seu semelhante como gente “estranha e diferenciada”, seja lá o que isso queira dizer.

“A nossa luta é todo dia. Favela é cidade. Não aos Autos de Resistência, à GENTRIFICAÇÃO e ao RACISMO, ao RACISMO INSTITUCIONAL, ao VOTO OBRIGATÓRIO e à REMOÇÃO!”

*Membro da Rede de Instituições do Borel, Coordenadora do Grupo Arteiras e Consultora na ONG ASPLANDE.(Twitter/@ MncaSFrancisco)

Leia Também

Violento por natureza

 Políticas de igualdade e intolerância: testando a democracia racial e a cordialidade brasileiras 

 A cordialidade e o paradoxo entre amor e ódio

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Bolsa-enchente de Kassab não garante nova moradia

Moradores do Jardim Pantanal dizem que não conseguem imóvel...

para lembrar

“Brasil S/A consegue desconstruir a nossa cordialidade”, diz filósofo

Érico Andrade analisa filme do pernambucano Marcelo Pedroso, que...

Violento por natureza

No Brasil, o ‘salve, simpatia’ só existe no consenso....

“Nunca fomos cordiais”

Violência para nós, brasileiros, é um valor — e...

Restaurante Nonno Paolo – O racismo não cordial do brasileiro

Criança negra é retirada de restaurante ao ser confundida...

“Nunca fomos cordiais”

Violência para nós, brasileiros, é um valor — e se confunde com nossa percepção do que é “ser homem”. É triste que Manuel Castells...

Violento por natureza

No Brasil, o ‘salve, simpatia’ só existe no consenso. Pintou conflito, sobra agressão. País dá vexame em ranking de segurança pessoal Por Flávia Oliveira, do O...

“Brasil S/A consegue desconstruir a nossa cordialidade”, diz filósofo

Érico Andrade analisa filme do pernambucano Marcelo Pedroso, que foi selecionado para o Festival de Berlim Por Érico Andrade Do Diario de Pernambuco Hiperbólico. Música estrondosa,...
-+=