Justiça concede liberdade a professor preso após filmar abordagem de PMs no Rio

O professor de artes cênicas, Lucas da Silva Nascimento, de 31 anos, preso neste domingo na Lapa, no Centro do Rio pode ser solto a qualquer momento. Ele teve liberdade provisória concedida, após a audiência de custódia realizada nesta segunda-feira na Central de Audiência de Custódia, em Benfica, na Zona Norte do Rio.

Por Marcos Nunes, do Extra 

O ator e professor de artes cênicas Lucas da Silva Nascimento Foto: Retirada do site Extra

A informação foi confirmada pelo advogado Aldo Júnior, que defende Lucas. Segundo Aldo, uma cópia da prisão em flagrante chegou à central e a audiência pôde ter sido feita ainda nesta segunda-feira. A liberdade foi concedida pelo juiz de plantão Pedro Ivo Martins Caruso D’ippólito.

— Foi uma vitória. O juiz entendeu que a prisão era desnecessária e excessiva — afirmou o advogado de Lucas.

Entenda o caso

Lucas Nascimento foi preso por policiais militares no Centro do Rio, após filmar uma abordagem feita por quatro PMs a dois rapazes. De acordo com amigos do professor, ele foi imobilizado com um golpe conhecido como mata-leão, logo após os suspeitos terem fugido. Levado para a 5ª DP (Gomes Freire), o professor — que trabalha na rede municipal do Rio — foi autuado em flagrante por facilitação de fuga, desacato e injúria racial.

Um vídeo que mostra o momento em que o professor foi preso circula em redes sociais. Nas imagens, é possível ver um dos PMs segurando Lucas pelo pescoço. Em seguida, ele cai. Outros policiais se aproximam e um deles algema o professor.

Procurada, a Polícia Militar informou, em nota, que os policias foram chamados para localizar dois suspeitos de portarem drogas e que um homem que teria auxiliado na fuga foi abordado, tendo insultado os agentes e oferecido resistência:

“Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na tarde de domingo (23/02), policiais militares do 5ºBPM (Praça da Harmonia) em patrulhamento pela Avenida Gomes Freire, no Centro da cidade do Rio, foram acionados por transeuntes informando sobre dois indivíduos com material entorpecente naquela via. Os policiais iniciaram buscas e, na ação, um homem que teria auxiliado na fuga destes dois indivíduos foi abordado, tendo proferido insultos e oferecido resistência na condução à delegacia. Ocorrência encaminhada para a 5ª DP.”

+ sobre o tema

Um estado na lama

A falta de articulação política, o descaso com a...

Policial do Michigan é acusado de homicídio por morte de homem negro

Um policial americano que atirou contra um homem negro...

para lembrar

Rainha do Carnaval denuncia que sofreu racismo ao sair de clube

Juliana Santos foi ofendida durante um aniversário de família,...

“Brancos e negros se beneficiam da diminuição da desigualdade”

Por Candeia Blog – Eliézer Giazzi Por que ainda somos racistas? Embora o...

Candidata da extrema-direita compara ministra francesa Christiane Taubira a macaco

O partido de extrema-direita Frente Nacional suspendeu hoje...
spot_imgspot_img

A segunda morte de George Floyd: governo dos EUA pode perdoar seu assassino

No seu discurso de posse na Casa Branca, o presidente Donald Trump citou o reverendo Martin Luther King Junior para definir a sua ideia de Estado democrático de...

Mortes por policiais crescem 61% em SP em 2024, mas PM faz menos apurações

Mesmo diante do aumento das mortes durante ocorrências policiais, a Polícia Militar de São Paulo registrou queda em todos os índices de investigação interna (procedimentos...

Justiça do Rio arquiva investigação contra universitário baleado por PM e mototaxista acusados falsamente de roubo

A Justiça do Rio de Janeiro arquivou a investigação contra o estudante universitário Igor Melo de Carvalho e o motociclista Thiago Marques Gonçalves, acusados falsamente de...
-+=