Justiça concede liberdade a professor preso após filmar abordagem de PMs no Rio

O professor de artes cênicas, Lucas da Silva Nascimento, de 31 anos, preso neste domingo na Lapa, no Centro do Rio pode ser solto a qualquer momento. Ele teve liberdade provisória concedida, após a audiência de custódia realizada nesta segunda-feira na Central de Audiência de Custódia, em Benfica, na Zona Norte do Rio.

Por Marcos Nunes, do Extra 

O ator e professor de artes cênicas Lucas da Silva Nascimento Foto: Retirada do site Extra

A informação foi confirmada pelo advogado Aldo Júnior, que defende Lucas. Segundo Aldo, uma cópia da prisão em flagrante chegou à central e a audiência pôde ter sido feita ainda nesta segunda-feira. A liberdade foi concedida pelo juiz de plantão Pedro Ivo Martins Caruso D’ippólito.

— Foi uma vitória. O juiz entendeu que a prisão era desnecessária e excessiva — afirmou o advogado de Lucas.

Entenda o caso

Lucas Nascimento foi preso por policiais militares no Centro do Rio, após filmar uma abordagem feita por quatro PMs a dois rapazes. De acordo com amigos do professor, ele foi imobilizado com um golpe conhecido como mata-leão, logo após os suspeitos terem fugido. Levado para a 5ª DP (Gomes Freire), o professor — que trabalha na rede municipal do Rio — foi autuado em flagrante por facilitação de fuga, desacato e injúria racial.

Um vídeo que mostra o momento em que o professor foi preso circula em redes sociais. Nas imagens, é possível ver um dos PMs segurando Lucas pelo pescoço. Em seguida, ele cai. Outros policiais se aproximam e um deles algema o professor.

Procurada, a Polícia Militar informou, em nota, que os policias foram chamados para localizar dois suspeitos de portarem drogas e que um homem que teria auxiliado na fuga foi abordado, tendo insultado os agentes e oferecido resistência:

“Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na tarde de domingo (23/02), policiais militares do 5ºBPM (Praça da Harmonia) em patrulhamento pela Avenida Gomes Freire, no Centro da cidade do Rio, foram acionados por transeuntes informando sobre dois indivíduos com material entorpecente naquela via. Os policiais iniciaram buscas e, na ação, um homem que teria auxiliado na fuga destes dois indivíduos foi abordado, tendo proferido insultos e oferecido resistência na condução à delegacia. Ocorrência encaminhada para a 5ª DP.”

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...

Pacto em torno do Império da Lei

Uma policial militar assiste, absolutamente passiva, a um homem armado (depois identificado como investigador) perseguir e ameaçar um jovem negro na saída de uma...
-+=