Justiça de SP ouve aluno da FGV que chamou colega negro de ‘escravo’

O jovem é réu pelos crimes de injúria racial e racismo. Caso aconteceu em março de 2018.

Por Beatriz Borges, do G1

Foto compartilhada por aluno da FGV; ele foi acusado de racismo e suspenso da faculdade — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Justiça de São Paulo deve ouvir nesta segunda-feira (16) o jovem que tirou uma foto de um colega negro da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e compartilhou em um grupo de WhatsApp com a frase: “Achei esse escravo no fumódromo, como o G1 revelou. Quem for o dono avisa!”. Ele é acusado pelos crimes de injúria racial e racismo.

O caso aconteceu em março de 2018. Na época, o autor da postagem, Gustavo Metropolo, era aluno do 4º semestre do curso de Administração de Empresas da FGV. Ele chegou a ser a ser suspenso da faculdade por três meses.

O G1 não conseguiu localizar a defesa de Metropolo para comentar o assunto.

A vítima, João Gilberto Lima, também era aluno da instituição e foi informado sobre a publicação através da coordenação do seu curso (Administração Pública). O aluno registrou um boletim de ocorrência por injúria racial no 4º Distrito Policial da Consolação, na região central de São Paulo.

“A importância de um caso como esse é estimular as pessoas a irem atrás de fazer a denúncia. Como eu falo, é algo recorrente que acontece bastante no Brasil tanto que a mídia agora está trazendo à tona. É importante as pessoas não ficarem caladas e buscarem os seus direitos, é o que fica. Eu não tenho pretensão de acabar com o racismo, infelizmente, eu não tenho esse poder de acabar com o racismo, de acabar com o preconceito em si. Racismo não é mais brincadeira, racismo é um crime”, disse ele em entrevista ao G1.

O estudante disse ainda que recebeu muito apoio dos colegas e amigos. “Eu continuei cursando eu tive bastante apoio, principalmente, do coletivo, do diretório acadêmico e outras entidades que também me deram apoio, além da coordenação do meu curso que é administração pública”, disse.

Na ocasião, a FGV enviou uma nota em que afirmou que ante “possível conotação racista da ofensa” “aplicou severa punição ao ofensor, que foi suspenso por três meses”. A Faculdade não quis se manifestar.

A Polícia Civil indiciou o autor da publicação pelo crime de racismo e injúria racial. Na visão do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) a publicação não atingiu apenas João Gilberto, mas toda população negra, por isso, o crime de racismo.O Ministério Público também ofereceu denúncia acusando o jovem de ambos os crimes.

O entendimento da promotora Luciana Frugiuele é de que, por ter praticado a discriminação em um grupo de WhatsApp, o acusado cometeu os dois crimes: racismo por meios de comunicação social e injúria racial. De acordo com a denúncia, o autor da publicação praticou racismo, pois praticou o preconceito e discriminação contra a raça negra e injúria racial, pois ofendeu a honra subjetiva de João Gilberto Lima.

Em maio do ano passado, a Justiça de SP aceitou a denúncia do MP-SP e o autor da publicação virou réu por ambos os crimes. Caso seja condenado, a pena de reclusão pode chegar a cinco anos.

“Eu estou tranquilo e um pouco aliviado que está se encaminhando para um desfecho. Provavelmente, ainda vamos esperar outra decisão mais para frente, mas pelo menos nessa primeira instância”, disse João Gilberto sobre o julgamento.

Outro caso

Em março de 2017, alunos da FGV denunciaram professores de economia e administração por declarações racistas e machistas durante as aulas. Segundo o Diretório Acadêmico, uma comissão de ética da coordenadoria da faculdade foi aberta para apurar as denúncias e definir punição para os docentes.

Em um grupo do Facebook exclusivo para alunos da FGV, uma aluna relatou que um professor declarou que “mulher só faz o trabalho quando enche ela de porrada. Não tem que tratar mulher com beijo e mimimi! Tem que tratar com tapa, tem que mostrar que quem manda é o homem”. O texto, postado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, termina com a aluna dizendo que as palavras foram “proferidas a risos por um professor da EAESP [Escola de Administração de Empresas] Feliz Dia das Mulheres!”

Na ocasião, a FGV afirmou que disse desconhecer as postagens com denúncias de alunos, mas que “rechaça qualquer tipo de discriminação ou preconceito”. A instituição informou, ainda, que “em nenhum momento foram formalizados [pedidos para apurar denúncias], oficialmente, perante a direção da instituição”. “Por outro lado, a opinião pessoal divulgada em redes sociais, através de canais particulares, é de exclusiva responsabilidade de seus autores, não podendo ser atribuída à FGV”, declara a instituição na nota.

 

 

Leia também:

FGV suspende aluno por 3 meses após ofensa racista

“Não temos dono”: Estudantes da FGV pedem expulsão de aluno que chamou colega de “escravo”

Alunos denunciam professores da FGV por declarações racistas e machistas

Discriminação racial em evento esportivo motiva nota de repúdio da FGV

+ sobre o tema

Racismo social ganha ao racismo de cor

A França atravessa um clima de crispação "sem precedentes"...

Apesar da polícia, há vida e amor em Osasco

Estive nesta terça, 19/08, em um encontro com estudantes...

Brancos Não Tem Raça

A história aconteceu nos Estados Unidos, na década de...

para lembrar

Regé-Jean Page fala sobre racismo que sofreu de executivo da Warner

O ator, Regé-Jean Page, ficou no centro de uma polemica,...

Caro amigo branco, você me dá um soco de dentro para fora

Esses dias eu venho pensando sobre como me sinto...

Madonna rebate críticas de racismo após publicar fotos de Mandela e Luther King

Madonna publicou na rede social imagens de personalidades como...

Justiça decreta internação dos jovens suspeitos de agressão na avenida Paulista

Menores vão aguardar na Fundação Casa enquanto respondem aos...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=