“Não temos dono”: Estudantes da FGV pedem expulsão de aluno que chamou colega de “escravo”

A manifestação, realizada nesta segunda-feira (12), foi uma forma de pressionar a instituição a tomar uma atitude mais incisiva, já que se limitou apenas a suspender o estudante que chamou um colega negro de “escravo”

no Revista Fórum

Reprodução/Facebook

Dezenas de estudantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo lotaram a quadra da instituição na tarde desta segunda-feira (12) em um protesto que exigia a expulsão de um aluno que proferiu ofensas racistas a um colega negro.

Identificado como Gustavo Metropolo, o estudante, aluno o 4º semestre de Administração de Empresas, tirou uma foto de outro estudante da mesma instituição e compartilhou em um grupo de Whatsapp com a frase: “Achei esse escravo no fumódromo! Quem for o dono avisa!”. A vítima registrou boletim de ocorrência por injúria racial e o caso explodiu nas redes sociais na semana passada.

Na sexta-feira (9), a FGV informou por meio de nota que aplicou “severa punição ao ofensor” por conta da “possível conotação racista da ofensa”. O posicionamento da instituição revoltou estudantes e o Coletivo Negro 20 de Novembro FGV, que convocou a manifestação de hoje para exigir uma postura mais incisiva.

“Dado a ocorrência da última semana, unido com as opressões diárias que nós universitários negros sofremos diariamente assumimos como importante e indispensável um ATO dentro da FGV para dizer que somos muitos e que não aceitaremos outra resposta por parte da FGV que não a expulsão do aluno agressor”, escreveu o coletivo na convocação do ato de hoje.

Ao final da manifestação, que contou com mesas de reflexão e debate sobre o racismo, os alunos elaboraram uma carta a ser entregue à diretoria da FGV solicitando a expulsão do estudante em questão. A instituição ainda não se manifestou sobre a carta ou o protesto.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...

O racismo dos seguranças de uma escola em Brasília, por Hony Riquison

Era uma festa beneficente de uma escola dita progressista,...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=