Justiça nega prisão de empresários acusados de torturar funcionários na BA

Um dos empregados diz que teve mãos queimadas com ferro de passar roupa, e o outro, que recebeu pauladas

O Tribunal de Justiça da Bahia negou o pedido de prisão preventiva dos empresários Alexandre Santos Carvalho e Diógenes Carvalho Souza, denunciados sob acusação do crime de tortura contra os funcionários Willian de Jesus Conceição e Marcos Eduardo Serra Silva.

Os dois jovens negros teriam sido torturados por supostamente terem furtado mercadorias e R$ 30 da loja de Salvador. Ocorridas em agosto, as agressões teriam sido cometidas, filmadas e divulgadas pelos dois denunciados pelo Ministério Público da Bahia. Os vídeos registrados pelos supostos torturadores viralizaram na internet.

O advogado Otto Lopes, que representa os dois acusados, definiu a decisão do juiz de negar a prisão como acertada e corajosa.

Marcos Silva aparece em um vídeo recebendo pauladas nas mãos, que teriam sido proferidas por Souza em 21 de agosto. Já Willian Conceição teria sofrido queimaduras nas mãos provocadas por um ferro de passar, dois dias depois do colega.

Em um dos vídeos, Conceição, 24, aparece seminu, com um pano na boca para abafar os gritos de dor, quando recebem a ordem para exibir o artigo 171 do Código Penal —em referência ao crime de estelionato—gravado nas mãos, a ferro quente, pelos agressores.

“Eles [os empregadores] acusavam todos os funcionários de furto. Então, eles descontavam no pagamento semanal da gente. Eu não roubei nada”, declarou à época Conceição à Folha. “Eles disseram que eu ia sofrer como no tempo da escravidão. Tive medo de morrer”, disse.

No outro vídeo, Silva é obrigado a contar as pauladas desferidas por Souza, sob narração de Carvalho. Na gravação, o empresário afirma que colocou R$ 30 debaixo do balcão para testar a honestidade do funcionário.

“Ó pessoal, mais um ladrão aqui. Trabalhou para mim aqui, a gente deu moral, deu confiança. Aí ele metendo mão no dinheiro. Botei uma isca para ele. Falei com meu primo aqui, que eu ia pegar ele […] Agora, ele tá colhendo o que ele plantou”, diz Carvalho no vídeo.

A decisão de negar o pedido do MP foi tomada na sexta-feira (21) pelo juiz José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira. Na avaliação do magistrado, à qual a Folha teve acesso, não havia motivo para aplicação de medida segregadora em desfavor dos denunciados.

Detalhe de mãos com marcas de queimadura; Polícia Civil e Ministério Público do Trabalho apuram denúncia – Reprodução/TV Bahia

No documento, o juiz diz que, apesar dos argumentos apresentados pelo MP –circunstâncias do fato delituoso e conveniência da instrução criminal–, não haveria necessidade de decretar medida extrema de segregação cautelar dos acusados.

“Apura-se dos autos que os acusados têm endereços fixos, profissões definidas e não possuem situação criminal desfavorável, tendo, inclusive, já constituído advogado”, argumentou o magistrado na decisão.

Nogueira agendou audiência de instrução e julgamento para o dia 19 de abril de 2023, às 14h, por videoconferência. “Salvo impossibilidade técnica ou objeção expressa e fundamentada das partes”, afirmou, na decisão.

Na avaliação do advogado Otto Lopes, a gravidade de uma acusação criminal, por si só, não é fundamento para decretar uma prisão preventiva.

“E o magistrado, após o requerimento ministerial e a manifestação da defesa, entendeu que não estavam os fundamentos para a decretação da prisão”, disse. “Tratam-se de réus primários, que estão colaborando com todo o curso processual.”


Leia também:

Polícia investiga tortura de funcionários negros em loja na BA

Empresário e gerente suspeitos de queimar mãos de funcionários em Salvador são indiciados por tortura

+ sobre o tema

Iza faz show em live para anunciar gravidez: ‘Parece que o mundo já mudou de cor’

A cantora Iza está grávida de seu primeiro filho....

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

Selo Sesc lança Relicário: Dona Ivone Lara (ao vivo no Sesc 1999)

No quinto lançamento de Relicário, projeto que resgata áudios...

para lembrar

Assassinato da Drª Isabel Machado, Advogada Criminalista e Presidente da OAB-RJ seção Cabo Frio

Assassinato de Isabel Machado: Movimento negro solicita intervenção da...

Juventude negra no Brasil vive em campo minado

Cassiano* percebeu que havia algo de estranho quando seus...

Seguranças pegam criança pelo braço e a expulsam de shopping no DF;

Publicitária filmou ação; criança teria mexido em comida de...
spot_imgspot_img

Instituto Odara lança dossiê sobre a letalidade policial que atinge crianças negras na Bahia

O Odara - Instituto da Mulher Negra torna público o documento “Quem vai contar os corpos?”: Dossiê sobre as mortes de crianças negras como consequência...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

“Perda de aulas por tiroteios na Maré agrava desigualdade”

Desde 2014 à frente da editora Caixote, a jornalista e escritora carioca Isabel Malzoni mergulhou no universo das violências sofridas por crianças e adolescentes que moram no complexo...
-+=