Juventude de terreiros do AP busca ferramentas de comunicação para alcançar sociedade

Este domingo (8) foi dia de estudo para um grupo de jovens das religiões do candomblé e umbanda e Macapá. Eles querem pautar questões sociais do segmento para que a população conheça e respeite os dogmas.

Por Rita Torrinha, do G1

Juventude de terreiros do AP buscam ferramentas de comunicação para alcançar sociedade (Foto: Rita Torrinha)

Um grupo de jovens das religiões Candomblé e Umbanda de Macapá participam neste domingo (8) de uma oficina sobre comunicação popular. Ministrada por um representante da Rede de Comunicadores da Amazônia, o objetivo é encontrar ferramentas de combate à intolerância religiosa, através do conhecimento.

Cerca de 30 jovens integram o grupo, e a ideia é fazer com que esse número aumente, explicou o filho de santo Alessandro Brandão.

“É uma alternativa para propagar o combate ao racismo, à intolerância religiosa, sendo nós mesmos os comunicadores. Estudamos leis, estatuto da igualdade social e tudo que possa fortalecer nossa cultura. Esperamos que mais jovens busquem também conhecer e desenvolver mais nossa religião”, explicou.

Segundo o palestrante João Ataíde, a rede ajuda comunidades a usarem a criatividade para alcançar a população, pautando questões sociais e resgatando histórias de luta dos movimentos.

“Nosso objetivo é que eles mesmos identificaram ações que possam ser desenvolvidas pelos terreiros, para promover a comunicação interna e o diálogo com a sociedade, como rádios comunitárias, jornais informativos, fanpages e blogs, além de atividades artísticas e culturais”, ressaltou Ataíde.

A também filha de santo Camila Lopes, de 28 anos, participa da oficina e reconhece como importante para o segmento.

“Combater a intolerância religiosa é o papel de qualquer meio de comunicação, de qualquer equipamento que possa surgir para nos ajudar. Queremos de fato que as pessoas nos respeitem. Não entende? não conhece? Então vamos fazer a população entender e nos respeitar, para que todos possamos viver em paz”, pontuou.

+ sobre o tema

Construção civil passa a contratar haitianos após qualificação de operários brasileiros

O crescimento contínuo nos últimos dez anos da construção...

1,6 mil haitianos receberam visto para trabalhar e estudar no Brasil em 2011

O Ministério da Justiça (MJ) divulgou, nesta sexta-feira (6),...

Lançamento do livro de Nelson Mandela: Conquistando o Inimigo

Nelson Mandela se recusava a aceitar o apartheid, regime...

Ex-colonizadores, novos migrantes

Por Marina Gonçalves A notícia não poderia passar despercebida....

para lembrar

Um possível chapa, Emicida lança clipe com mulheres que tiveram filhos mortos por PMs

Leandro Roque de Oliveira, o rapper Emicida, lançou nesta...

Seminário Mauá 360 – Cais do Valongo

O Museu do Amanhã, a Prefeitura da Cidade do...

Há 6 anos, Beyoncé lançava o aclamado álbum “Lemonade”

Há exatos 06 anos atrás, Beyoncé parava o mundo com o...
spot_imgspot_img

Geledés lamenta o falecimento da promotora e militante Dora Lúcia de Lima Bertulio

A advogada e procuradora Dora Lúcia Bertulio, referência na luta contra o racismo e pelas ações afirmativas no Brasil, fez sua passagem para o...
-+=