Juventude Viva vai investir R$ 70 milhões em combate à violência

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios no Brasil atingem pessoas jovens

Depois dos programas Água Para Todos e Brasil Mais Seguro, Alagoas sedia, nesta quinta-feira (27), o lançamento do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva. A solenidade está marcada para as 11h, no Teatro Gustavo Leite, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Na sequência, haverá entrevista coletiva com ministros e o governador Teotonio Vilela.

O Juventude Viva tem o objetivo de reduzir o elevado índice de homicídios que atinge os jovens negros em todo o País, com maior gravidade em 132 municípios, que serão priorizados no Plano. A iniciativa chega a Alagoas, em caráter experimental, contemplando, além da capital, as cidades de Arapiraca, União dos Palmares e Marechal Deodoro. Serão investidos cerca de R$ 70 milhões em recursos novos, distribuídos em mais de 30 iniciativas que integram 25 programas federais.

A capital alagoana foi escolhida para implementação inicial do Plano por dois motivos: primeiro, pela posição que a cidade ocupa (2ª) entre as 132 que concentram mais de 70% dos homicídios registrados no País, mas também por ter sido a primeira cidade a abrigar o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça, que após três meses já apresenta resultados importantes na redução dos índices de violência. Além de Maceió, outras três cidades do Estado integram essa lista, no caso, Arapiraca (30ª posição), Marechal Deodoro (119ª) e União dos Palmares (123ª).

O governador Teotonio Vilela destaca a importância do programa para Alagoas.”Esse é um programa importantíssimo para a cidadania alagoana e que chega para somar em nosso projeto de políticas publicas de enfrentamento às desigualdades em nosso Estado. O Juventude Viva terá ações integradas com varias secretarias de Estado e cuja meta será a qualificação da nossa sociedade no futuro de todos os jovens alagoanos”, afirma.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios no Brasil atingem pessoas jovens, das quais 75% são negros e negras, de baixa escolaridade, sendo a maioria do sexo masculino. Os dados revelam ainda que ao longo da última década esses índices vêm crescendo. Tomando-se por base os anos de 2000 e 2010, o número de mortes de jovens negros subiu de 14.055 para 19.255.

Sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), o Plano é resultado de uma intensa articulação interministerial, além de ter sido debatido com os movimentos e entidades da sociedade civil.

O Juventude Viva foi elaborado com a parceria dos Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte e reúne ações de prevenção, que visam reduzir a vulnerabilidade desses jovens, criando oportunidades que assegurem sua inclusão social e autonomia, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.

Para a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, o Juventude Viva vai garantir um maior acesso da população negra aos serviços públicos. “É um projeto de inclusão social. Que agrega os governos federal, estadual, municipal e toda a sociedade (ONGs, universidades, iniciativa privada) em prol do combate à violência da juventude negra. É um plano de ações integradas muito bem desenvolvido para que essa população tenha maior acesso à cultura, esporte, educação, saúde e trabalho – incluindo-os socialmente também através de capacitações e cursos profissionalizantes”, ressalta.

Durante o lançamento do Juventude Viva em Alagoas estarão presentes os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiza Bairros, da Política de Promoção da Igualdade Racial, Brizola Neto, do Trabalho e do Emprego, e José Eduardo Cardozo, da Justiça.

 

Fonte: Tribuna Hoje 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Parem de nos matar! – Por Jônatas Cordeiro da Silva

Na segunda-feira de carnaval (12/02), Lucas Almeida, estudante de...

Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças

Parlamentar mais votada de Niterói, na Grande Rio, única...
spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=