Karol Conka e Ellen Oléria de graça no Festival de Arte Negra

Enviado por / FonteDo Catraca Livre

 

Como diria Karol Conka: “se é pra tombar”… o Festival de Artes Negras 2017 (FAN-BH) tombou! Com programação com entrada totalmente Catraca Livre, o evento acontece entre os dias 15 e 22 de outubro e tem o protagonismo das mulheres negras como eixo central nesta nona edição, intitulada “FAN Mulheres“.

No festival, o público pode conferir, aproximadamente, 100 atrações, entre música, teatro, literatura, exposições, rodas de conversa, oficinas e mostras de cinema. A programação acontece em diversos equipamentos culturais de Belo Horizonte, como o Teatro Marília, o Centro de Referência da Juventude, e até mesmo no Parque Municipal, onde acontecem os grandes shows.

Falando em grandes shows, a curadoria realizada Luciana Gomes (Dj Black Josie), pesquisadora  e DJ renomada da cena musical de BH, apresenta nomes da música negra de todos os ritmos, como Karol Conka, Zezé Mota e Ellen Oléria. A curadora ressalta que os artistas escolhidos para essa edição do FAN-BH “representam gerações, estilos distintos da música brasileira, com um recorte que privilegia a presença e a força das mulheres nos espaços, não só da música, mas da arte como um todo”.

Também integram a programação musical, a cubana Teresa Morales, a guineense Nilze Carvalho,Fanta Kanote, além de artistas atuantes na cena belo-horizontina como Tamara FranklinCromossomo Africano, Bala da Palavra, entre outros.

  • Teatro 

Entre os espetáculos teatrais que fazem parte do FAN-BH 2017 estão o premiado “Vaga Carne”, de Grace Passô,  atriz, diretora e dramaturga mineira, “Eras”, do Coletivo Negras Autoras; “Cheiro de Feijoada”, de Iléa Ferraz; “O Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday”, da atriz Lilian Valeska; e “Lembrança de um Corpo Ancestral”, da Cia Motumbá.

O repertório teatral foi pensado para reforçar a presença de jovens dramaturgias que refletem a voz da mulher negra, seus anseios e espaços ocupados. As dramaturgias apresentam uma gama de questões que envolvem o universo feminino negro na cena afro contemporânea brasileira.

 

+ sobre o tema

Carnaval Salvador 2012 BA – Bloco Ilê Aiyê com Arlindo Cruz

O próximo sábado (28) vai ser marcado pela Noite...

21 de Março – Toda beleza veio para ficar!

Para comemorar o  21 de Março - Dia Internacional...

Brasileira eleita miss Italia nel Mondo incentiva misses negras: “Nunca desistam!”

Silvia Novais, 25, é uma miss vitoriosa: foi miss...

Akim Camara um virtuose do violino na Holanda

O Maestro Andre Rieu apresentou Akim Camara um violinista...

para lembrar

Tela Preta TV . Uma TV para todos, mas pensada por nós

Entretenimento. Poder. Novas narrativas. Na conexão Rio e São...

Músicas de Michael Jackson são banidas de diversas rádios ao redor do mundo

Essa movimentação começou após a estreia do documentário Leaving...

Michelle Obama agradece Beyoncé pelo documentário ‘Homecoming’ da Netflix

A própria ex-primeira dama dos Estados Unidos chamou Beyoncé...
spot_imgspot_img

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...

Enredo e Samba: Portela vai homenagear as mulheres negras

A Portela vem para o carnaval de 2024 com a missão de abordar o romance da escritora Ana Maria Gonçalves, e vai refazer os...
-+=