Karol Conka e Ellen Oléria de graça no Festival de Arte Negra

Enviado por / FonteDo Catraca Livre

 

Como diria Karol Conka: “se é pra tombar”… o Festival de Artes Negras 2017 (FAN-BH) tombou! Com programação com entrada totalmente Catraca Livre, o evento acontece entre os dias 15 e 22 de outubro e tem o protagonismo das mulheres negras como eixo central nesta nona edição, intitulada “FAN Mulheres“.

No festival, o público pode conferir, aproximadamente, 100 atrações, entre música, teatro, literatura, exposições, rodas de conversa, oficinas e mostras de cinema. A programação acontece em diversos equipamentos culturais de Belo Horizonte, como o Teatro Marília, o Centro de Referência da Juventude, e até mesmo no Parque Municipal, onde acontecem os grandes shows.

Falando em grandes shows, a curadoria realizada Luciana Gomes (Dj Black Josie), pesquisadora  e DJ renomada da cena musical de BH, apresenta nomes da música negra de todos os ritmos, como Karol Conka, Zezé Mota e Ellen Oléria. A curadora ressalta que os artistas escolhidos para essa edição do FAN-BH “representam gerações, estilos distintos da música brasileira, com um recorte que privilegia a presença e a força das mulheres nos espaços, não só da música, mas da arte como um todo”.

Também integram a programação musical, a cubana Teresa Morales, a guineense Nilze Carvalho,Fanta Kanote, além de artistas atuantes na cena belo-horizontina como Tamara FranklinCromossomo Africano, Bala da Palavra, entre outros.

  • Teatro 

Entre os espetáculos teatrais que fazem parte do FAN-BH 2017 estão o premiado “Vaga Carne”, de Grace Passô,  atriz, diretora e dramaturga mineira, “Eras”, do Coletivo Negras Autoras; “Cheiro de Feijoada”, de Iléa Ferraz; “O Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday”, da atriz Lilian Valeska; e “Lembrança de um Corpo Ancestral”, da Cia Motumbá.

O repertório teatral foi pensado para reforçar a presença de jovens dramaturgias que refletem a voz da mulher negra, seus anseios e espaços ocupados. As dramaturgias apresentam uma gama de questões que envolvem o universo feminino negro na cena afro contemporânea brasileira.

 

+ sobre o tema

Socialista lidera eleições na França e disputará Presidência com Sarkozy

    Nas primeiras estimativas divulgadas por diferentes institutos franceses de...

Aos 105 anos, morre a integrante mais velha da Irmandade da Boa Morte

O enterro está previsto para acontecer ás 16h, no...

Bloco afro homenageia e recebe Elza Soares em SP

Junto com a cantora, grupo de mulheres se reunirá...

Hoje na História, 1929, nascia Martin Luther King Jr

O reverendo Martin Luther King Jr., lembrado nos Estados...

para lembrar

“Virou moda ter elenco multirracial”

Diretor da Globo diz que se trata de "coincidência';...

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

António Jacinto

António Jacinto(Golungo Alto,28 de Setembro de 1924 -...

Netflix dá detalhes de 1ª série produzida no continente africano

2020 promete ser um ano e tanto para a...
spot_imgspot_img

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Jordan Peele faz anúncio misterioso nas redes sociais

Jordan Peele tem planos para outubro. Ele publicou uma foto com a data de 23 de outubro deste ano em fundo preto e não acrescentou...

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...
-+=