Karol Conka e Ellen Oléria de graça no Festival de Arte Negra

Enviado por / FonteDo Catraca Livre

 

Como diria Karol Conka: “se é pra tombar”… o Festival de Artes Negras 2017 (FAN-BH) tombou! Com programação com entrada totalmente Catraca Livre, o evento acontece entre os dias 15 e 22 de outubro e tem o protagonismo das mulheres negras como eixo central nesta nona edição, intitulada “FAN Mulheres“.

No festival, o público pode conferir, aproximadamente, 100 atrações, entre música, teatro, literatura, exposições, rodas de conversa, oficinas e mostras de cinema. A programação acontece em diversos equipamentos culturais de Belo Horizonte, como o Teatro Marília, o Centro de Referência da Juventude, e até mesmo no Parque Municipal, onde acontecem os grandes shows.

Falando em grandes shows, a curadoria realizada Luciana Gomes (Dj Black Josie), pesquisadora  e DJ renomada da cena musical de BH, apresenta nomes da música negra de todos os ritmos, como Karol Conka, Zezé Mota e Ellen Oléria. A curadora ressalta que os artistas escolhidos para essa edição do FAN-BH “representam gerações, estilos distintos da música brasileira, com um recorte que privilegia a presença e a força das mulheres nos espaços, não só da música, mas da arte como um todo”.

Também integram a programação musical, a cubana Teresa Morales, a guineense Nilze Carvalho,Fanta Kanote, além de artistas atuantes na cena belo-horizontina como Tamara FranklinCromossomo Africano, Bala da Palavra, entre outros.

  • Teatro 

Entre os espetáculos teatrais que fazem parte do FAN-BH 2017 estão o premiado “Vaga Carne”, de Grace Passô,  atriz, diretora e dramaturga mineira, “Eras”, do Coletivo Negras Autoras; “Cheiro de Feijoada”, de Iléa Ferraz; “O Amargo Fruto – A vida de Billie Holiday”, da atriz Lilian Valeska; e “Lembrança de um Corpo Ancestral”, da Cia Motumbá.

O repertório teatral foi pensado para reforçar a presença de jovens dramaturgias que refletem a voz da mulher negra, seus anseios e espaços ocupados. As dramaturgias apresentam uma gama de questões que envolvem o universo feminino negro na cena afro contemporânea brasileira.

 

+ sobre o tema

Moradores do Quilombo dos Silva afirmam sofrer perseguição da polícia

A comunidade do primeiro quilombo urbano reconhecido e titulado...

Padre consegue vaga de passista na Grande Rio

Depois de muita oração e aulas de samba no...

Gota D’Água {PRETA} abre temporada no Sesc Santo André em julho

Vista por quase oito mil pessoas, a nova versão...

‘Selma’ conta luta dos afro-americanos por direitos humanos

Filme, dirigido por Ava DuVernay retrata a história das...

para lembrar

spot_imgspot_img

Sesc tem festival gratuito que celebra cultura negra

Entre os dias 10 e 15 de junho, acontece o Festival Sesc Culturas Negras que, com entrada gratuita, oferece apresentações musicais e teatrais, oficinas e rodas...

O interior paulista e o ativismo negro: sobre o Festival Grito Cultural de Hortolândia – SP

No ano de 2025, o Instituto Doné Eleonora, localizado em Hortolândia - SP, inspirou-se na COP30, que será sediada em nosso país, em ecologias...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.