Kendrick Lamar conquistou o 26º gramafone e se tornou o rapper mais premiado na história do Grammy na noite deste domingo (1º). Com o alcance, ele ultrapassou a marca do marido de Beyoncé, Jay-Z, que possui 25 prêmios.
O rapper de Compton conquistou a categoria de Melhor Álbum de Rap, com “GNX”, além de outros três prêmios.
Lamar ainda venceu Melhor Performance de Rap Melódico por “Luther”, Melhor Música de Rap com “TV Off” e Melhor Performance de Rap pela colaboração em “Chains & Whips”.
Com o feito, ele superou lendas como Kanye West (24 prêmios) e Eminem (15 prêmios). Ainda restam quatro resultados de categorias em que o rapper foi nomeado.
Kendrick Lamar foi o recordista de indicações da edição, com nove nomeações ao Grammy Awards 2026, incluindo álbum, gravação e música do ano.
Com raízes no hip-hop da Costa Oeste, sua arte apresenta letras conscientes e introspectivas, com críticas políticas e sociais sobre a cultura afro-americana.
É a terceira vez que Lamar é o principal indicado. Além disso ele é o primeiro artista solo de qualquer gênero a ser indicado para álbum do ano, com cinco álbuns de estúdio consecutivos.