Kevin Espada, vítima do descaso e da impunidade – Por Cidinha da Silva

Por Cidinha da Silva

O advogado de defesa do réu confesso empenha-se em provar sua culpa. Parece confuso, mas é só aparência. A intenção é transparente. Em uma “torcida organizada”, tudo é possível!

O acusado é menor de idade, tem 17 anos e se auto-declarou culpado, exclusivamente culpado, no caso da morte do adolescente boliviano, Kevin Espada, vítima do disparo de um sinalizador marítimo, originado na torcida do Corinthians em jogo da Libertadores. Brasil e Bolívia têm acordo de extradição em casos de investigação policial, mas isso não se aplica a menores, é tema sob o guarda-chuva da ONU. A cena parece estar montada para sacrifício de um bode expiatório. No crime organizado é comum que laranjas sejam escolhidas para assumir determinadas culpas, por terem infligido alguma norma da ética criminal, por deverem algum favor para os chefes, e nessa toada conseguem preservar a própria vida.

Na Bolívia, dos 12 torcedores suspeitos e presos, quatro tinham sinais de pólvora nas mãos. Foram apreendidas outras mochilas com artefatos mortíferos, além daquela supostamente abandonada pelo garoto acusado nas arquibancadas. Foram vários os sinalizadores disparados e um deles atingiu Kevin Espada de maneira letal. Os deuses Aimará devem ter impedido uma tragédia de proporções maiores.

O ex-jogador Casagrande foi muito feliz ao lembrar que as pessoas gostam de tratar o que acontece no futebol e em torno dele como algo especial, singular, e não se trata disso. O mundo do futebol, como qualquer outro braço do negócio do entretenimento deve estar submetido às leis que organizam a sociedade como um todo.

A justiça se encarregará de definir a natureza do homicídio (culposo, doloso), mas houve um homicídio, fato cabal, e existem leis para puni-lo. Este é o aspecto criminal do episódio. O homicídio ocorreu entre torcedores de futebol, durante uma competição esportiva, logo, os envolvidos no espetáculo (torcida, time da torcida agressora e responsáveis pela segurança do estádio e controle de multidões) devem ser investigados e punidos. Há que haver responsabilização pela morte de Kevin também no plano desportivo, sob pena de banalizar mortes evitáveis e passíveis de prevenção como “fatalidade.” E a OAB deverá investigar esse advogado de defesa devotado a provar a culpa do cliente.

 

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

Gay pode colocar parceiro como dependente no IR

Receita Federal aprovou parecer com origem em pedido...

Estudo mostra que pais podem ajudar a criar pequenos narcisistas

Se você acha que seu filho é ‘mais especial’...

para lembrar

Como a corrida mundial pelo processamento de dados pode ‘colonizar’ o Brasil e outros países?

A crescente diferença entre os países na capacidade de...

Divisão racial também nas mortes

Por: Débora Álvares Ipea revela que, entre as...

Dissimulação e hipocrisia

Edson Lopes Cardoso fonte: jornal Irohin - Opinião data: 25/04/2009 Foto: Fabiana...

Clamor por candidatura negra não se restringe a ‘troca de cor’, explica Sílvio Humberto

Vereador em seu segundo mandato, Sílvio Humberto (PSB) tentou...

O PNLD Literário e a censura

Recentemente fomos “surpreendidas” pela censura feita por operadoras da educação no interior do Rio Grande do Sul e em Curitiba a um livro de...

Cidinha da Silva e as urgências de Cronos em “Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos”

Em outra oportunidade, dissemos que Cidinha da Silva é, assim como Lélia Gonzalez e Sueli Carneiro, autora importante para entendermos o Brasil de hoje e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...
-+=