Lado a lado? por Mauricio Pestana

por Maurico Pestana para o Portal Geledés

Dias atrás, em reunião no consulado de Israel, em São Paulo, ouvi de um brasileiro, Dov Winer – que reside há mais de 40 anos em Tel Aviv – a seguinte fase: “Vocês não fazem ideia do quanto esse país mudou”, e continuou: “Quando me mudei daqui, no final dos anos 1960, eu lia, por exemplo, em editoriais do jornal O Estado de São Paulo que o carnaval era uma perda de tempo e de dinheiro.” Repliquei que, nos dias de hoje, utilizam desses editoriais para criticar as ações afirmativas, sistema de cotas e quaisquer iniciativas de reparações para afrodescendentes.

Nos últimos 40 anos, houve mudanças profundas na política e na economia brasileira, começando pela ditadura que teve seu período mais nefasto nos anos 1970, em que o número de afrodescendentes assassinados foi significativo. Fato pouco destacado, até porque os grandes órgãos de imprensa só entraram na luta pelo fim da ditadura quando alguns dos seus também começaram a ser vítimas, como no caso do brilhante jornalista Wladimir Herzog, torturado e morto nos porões do Doi-Codi, em 1975.

Os anos 1980 marcaram, e muito, as ações da sociedade civil na reorganização do estado brasileiro. Mesmo dividido estrategicamente por uma engenharia fratricida em partidos políticos, o movimento negro contribuiu de forma determinante, seja em proposições para a nova constituição ou em manifestações no início dos anos 1990, mas quando precisamos da solidariedade dos “companheiros” a resposta foi dúbia, pois muitos daqueles que estiveram ao nosso lado pelo fim da ditadura, pela redemocratização do país e pelo fora Collor, puseram-se ao lado da grande mídia e radicalmente contrários a qualquer tipo de política afirmativa para negros. E mais, intelectuais como Caetano Veloso, João Ubaldo Ribeiro, Ferreira Gullar e o novelista Aguinaldo Silva assinaram até manifesto contra as cotas nas universidades.

No início deste século, a eleição do primeiro operário à Presidência da República e a ascensão de uma nova classe política consolidaram de vez mudanças sociais forjadas naquelas décadas. Do ponto de vista macroeconomico, o apontamento para mercados como África e Ásia, priorizando parceiros comerciais como China e Índia, entre outros, e não mais Europa e Estados Unidos, coincidiu com a elevação das classes C e D no Brasil (majoritariamente negra), dando uma maior diversidade economica ao quadro social do país, forçando aberturas em vários segmentos conservadores como a televisão brasileira que sempre relutou em mostrar a periferia preta e pobre e, nesse novo cenário, se vê obrigada a mostrar um “Divino” (bairro fictício da periferia da novela Avenida Brasil) mesmo que travestido de branco, mas com fortes características pretas, pobres e populares.

Impulsionado por esse novo momento em que as cotas nas universidades foram aprovadas pelo Supremo Tribunal Federal, que o desempenho dos primeiros cotistas oriundos de escolas públicas é igual ou melhor que o de estudantes vindos das melhores escolas particulares, a nova ministra da Cultura, Marta Suplicy atende reivindicação antiga e anuncia que lançará editais com recortes raciais para artistas e produtores negros. O que se viu em seguida foi uma enxurrada de críticas de diversos setores artísticos e, mais uma vez, escalaram um nome de peso para a linha de frente no combate a essa medida: entra em cena o roqueiro Lobão com espaço de sobra para criticar as cotas e as ações afirmativas.

Em nenhum momento o movimento negro tachou intelectuais que gozam de espaço privilegiado na grande mídia de direitistas ou de conservadores. O máximo que se chegou foi apontá-los como equivocados e alguns de oportunistas.
Foi só o ministro Joaquim Barbosa ampliar seu espaço nesses órgãos para ser tachado de direitista, tendo até que explicar em entrevista ao jornal Folha de São Paulo que votou em Lula e Dilma. Será que toda vez que um negro alcançar um lugar de destaque no Brasil terá que explicar que não é de direita, ou será que em nosso país alguns espaços estão destinados apenas aos brancos, independentemente de suas condutas ideológicas?

Maurício Pestana

Direto executivo da Revista Raça Brasil

+ sobre o tema

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

Carnaval Politicamente correto

O rei momo, de turbante e com as chaves...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Mercadante telefona para Alckmin e reconhece derrota em SP

Por: Dennis Barbosa Candidato do PT agradeceu votos recebidos...

para lembrar

‘Meu sentimento é de indignação’, afirma Lula em nota

'Veja' afirmou que Lula pressionou ministro do STF para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Youth Blast – Conferência de jovens para o Rio + 20.

Foi aberta oficialmente nesta Quinta-feira, 07 de junho...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=