Mudar para transformar

Por Fernanda Pompeu

Do dia do nascimento ao da morte mudamos sem parar. Nada se iguala ao instante passado, nada será parecido no instante futuro. O presente é uma locomotiva de mudanças, avançando sobre os trilhos da nossa vida.

Alguém impaciente dirá: isso é óbvio ululante! O que nada tem de óbvio é esta época que nos toca. Tempo histórico sacudido por uma profunda e global transformação nas tecnologias de informação, conhecimento e comunicação.
Mas, no raso e no fundo, a tecnologia em si mesma é o que menos importa. O que interessa é como lidamos com todo o aparato digital. Como nos movimentamos, tiramos partido e evoluímos em meio às instantaneidades e interatividades.

Atente: o fato de uma pessoa frequentar uma rede social não a torna automaticamente sociável. O fato de um estudante ter a maior biblioteca do universo ao toque dos seus dedos, não o torna automaticamente sábio.

A meu ver, a questão central está mais no ambiente humano configurado pelas jovens tecnologias. Em miúdos: não dá para permanecer o mesmo diante de uma situação nova. Temos que aprender a mudar para compreender onde estamos enfiados.

O ambiente humano-digital não comporta a antiga ordem – escoltada pela rigidez hierárquica, centralização e privilégios. Porque não se trata apenas de trocar um meio por um outro. Se trata de saltar de uma lógica conhecida para outra a ser construída.

O estado de mudança em que estamos envolvidos modifica nossos pensamentos. Hoje é impossível ignorar o universo dos outros. Inviável insistir num padrão de comunicação e relacionamento que exclua expectativas, gostos e opiniões. Pois qualquer um pode comentar e influenciar outros tantos.

Está terminando a brincadeira – que durou séculos – de poucos falando para muitos. O jogo da hora é o de muitos falando para muitos. Para viver essa realidade precisamos estar interiormente dispostos a nos transformar.
Nos transformar para acompanhar uma dança que não cessa de flertar com cada visitante que entra no salão. Mas não são as tecnologias-ferramentas que determinam ou determinarão a temperatura da mudança. São as pessoinhas por trás, na frente e ao lado delas.

 

Fonte: Yahoo

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Alguém ainda se lembra da deliciosa água de quartinha?

por: Fátima Oliveira - Em meio à azáfama cotidiana, uma...

As meninas de Jô e a Escolinha do Professor Raimundo

Sempre fui tolerante com a opinião contrária e admirador,...

Família de Basquiat organiza mostra com obras inéditas do artista em Nova York

Pela primeira vez desde sua morte em 1988, a...

“Deixa isso pra lá?” por Mauricio Pestana

enviado para o Portal Geledés por Maurício Pestana Em pleno...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=