Laurent Blanc acusado de declarações racistas na selecção francesa

 

O actual seleccionador francês poderá abandonar o cargo devido à polémica em torno de alegadas declarações racistas proferidas durante uma conversa com responsáveis da Federação Francesa de Futebol (FFF).

A informação foi avançada quinta-feira pela imprensa gaulesa, que se baseou em gravações de conversas mantidas durante uma reunião entre Laurent Blanc e vários responsáveis da FFF.

No cerne das conversas terão estado alegadamente críticas do seleccionador ao excesso de jogadores negros de dupla nacionalidade nos centros de formação do futebol francês, ao lançar a sua preferência sobre jogadores mais técnicos em detrimento daqueles com mais poderio físico.

«Actualmente os [jogadores] grandes e potentes são todos negros», terá dito Blanc, conta o diário As, acrescentando: «É assim, Deus sabe nos centros de formação, nas escolas de futebol, há muitos negros. Creio que é necessário procurar outros critérios adequados à nossa própria cultura».

O conteúdo das conversas terá sido gravado por Mohammed Belkacemi, membro da FFF, e coloca igualmente em causa François Blanquart, director técnico do organismo que gere o futebol francês, que já foi suspenso provisoriamente do seu cargo.

Tanto Laurent Blanc como François Blanquart vão comparecer perante uma Comissão de Investigação instaurada pela FFF, sendo ainda incerto se o ex-internacional francês se vai manter como treinar da selecção francesa.

Lilian Thuram, antigo companheiro de selecção de Laurent Blanc, alimentou ainda mais a polémico ao ter vindo a público exigir a sua demissão do cargo.

 

Fonte: Sol

+ sobre o tema

Aquilombamento: conexões de afeto e ancestralidade

“Existiu um eldorado negro no Brasil. Existiu como um...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro...

para lembrar

Marília Ruiz: Racismo não é coisa de jogo

Por Marília Ruiz, Comentarista do Yahoo! Brasil ...

Seminário Identificação e Abordagem do Racismo e do Sexismo Institucionais Brasilia, 10 e 11 de maio

Evento ocorre no âmbito do seminário "Identificação e Abordagem...
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

‘Moro num país racista’, diz empresário que encerrou contrato de R$ 1 mi por ser chamado de ‘negão’

Nem o ambiente formal de uma reunião de negócios foi capaz de inibir uma fala ofensiva, de acordo com Juliano Pereira dos Santos, diretor...
-+=