Laurent Blanc acusado de declarações racistas na selecção francesa

 

O actual seleccionador francês poderá abandonar o cargo devido à polémica em torno de alegadas declarações racistas proferidas durante uma conversa com responsáveis da Federação Francesa de Futebol (FFF).

A informação foi avançada quinta-feira pela imprensa gaulesa, que se baseou em gravações de conversas mantidas durante uma reunião entre Laurent Blanc e vários responsáveis da FFF.

No cerne das conversas terão estado alegadamente críticas do seleccionador ao excesso de jogadores negros de dupla nacionalidade nos centros de formação do futebol francês, ao lançar a sua preferência sobre jogadores mais técnicos em detrimento daqueles com mais poderio físico.

«Actualmente os [jogadores] grandes e potentes são todos negros», terá dito Blanc, conta o diário As, acrescentando: «É assim, Deus sabe nos centros de formação, nas escolas de futebol, há muitos negros. Creio que é necessário procurar outros critérios adequados à nossa própria cultura».

O conteúdo das conversas terá sido gravado por Mohammed Belkacemi, membro da FFF, e coloca igualmente em causa François Blanquart, director técnico do organismo que gere o futebol francês, que já foi suspenso provisoriamente do seu cargo.

Tanto Laurent Blanc como François Blanquart vão comparecer perante uma Comissão de Investigação instaurada pela FFF, sendo ainda incerto se o ex-internacional francês se vai manter como treinar da selecção francesa.

Lilian Thuram, antigo companheiro de selecção de Laurent Blanc, alimentou ainda mais a polémico ao ter vindo a público exigir a sua demissão do cargo.

 

Fonte: Sol

+ sobre o tema

Cara Gente Branca (Dear White People)

Não é tarefa fácil encontramos um filme LGBTQ+ que...

Casal de neo-nazistas descobre que é judeu

O polonês Pawel entrou para o movimento neo-nazista...

para lembrar

Sobre sambas-enredo e ensino

Esta é uma publicação especial motivada pelo Dia da...

Pesquisa mostra evolução de percentual de pessoas negras na magistratura

O percentual de pessoas negras que ingressaram na carreira...
spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=