Lei da Ficha Limpa: A norma torna inelegíveis pessoas com condenação em primeira ou única instância por crimes como racismo, homicídio e estupro

A Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010), que barra candidaturade políticos condenados pela Justiça brasileira, completa hoje (29) um ano. A iniciativa popular levada a cabo por várias organizações que integram o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), reuniu 1 milhão e 600 mil assinaturas e, ainda hoje, enfrenta resistência por parte de setores conservadores, correndo orisco, inclusive, de não ser aplicada.

De acordo com Márlon Reis, membro do MCCE e juiz de Direito, os setores que se opõem à Lei da Ficha Limpa argumentam inconstitucionalidade, apoiando-se principalmente no princípio da”presunção da inocência” e na retroatividade da lei para crimes cometidos antesde sua vigência. Em março deste ano, o Supremo Tribunal Federal(STF) decidiu anular a aplicação da lei para as eleições de 2010.

Agora, a decisão se concentra no julgamento próximoda Ação Declaratória de Constitucionalidade nº30, que pleiteia a plena constitucionalidade da lei. “O que está em jogo é o reconhecimento da constitucionalidade da lei e, com isso, se ela será aplicada”, explica.

Juridicamente, Márlon esclarece que a lei penal não pode ser aplicada retroativamente, porém esse não é o caso da Ficha Limpa, queé uma lei de natureza administrativa eleitoral.

A norma torna inelegíveis pessoas com condenação emprimeira ou única instância por crimes como racismo, homicídio, estupro,tráfico de drogas e desvio de verbas públicas; e parlamentares que tenham renunciado para fugir de cassações, pessoas condenadas por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

“Se uma lei nova viesse a estabelecer que pessoas condenadas por pedofilia não podem ser professores da educação infantil, éclaro que não haveria dúvida que essa lei se aplicaria a todos os que jápraticaram o crime, e não aos que o fizeram depois da aprovação da lei”,exemplifica.

Apesar da oposição ferrenha à Ficha Limpa, o juizressalta que o MCCE está tranquilo. “Isso é normal. Se a gente não tivesse essa resistência, teria algo errado, com certeza.”, afirma.

Na opinião do militante, o principal avanço trazi do pela Ficha Limpa é justamente a introdução do tema na pauta de discussões navida dos brasileiros. “A vida pregressa nunca ganhou muito destaque antes, mas agora se tornou assunto de primeira ordem”, pontua.

Outra conquista é a mudança no marco legal, agora aprimorado. Márlon destaca que a Lei não suprime o direito de escolha dos eleitores, apenas exclui os candidatos com graves problemas na Justiça. Porfim, o fato de o povo ter feito valer sua vontade, levando o Projeto de Lei ao Congresso por meio de iniciativa popular, se constitui em significativa vitória.

“Nós estamos vendo que a sociedade está acordandopara se mobilizar de maneiras inovadoras. A própria sociedade está acordando eaqueles que não percebem a veemência desse grito podem se surpreender comprofundas mudanças. Agora, a ética na política começa a ser padrão, não é mais pragmatismo na política, são novos critérios e perfis de candidatos”, analisa.

Para celebrar este primeiro aniversário, o MCCE realizou ato hoje pela manhã no Congresso Nacional, no Salão Negro da Câmarados Deputados.

Retrospectiva

O processo de coleta de assinaturas para a Lei da Ficha Limpa foi coordenado por 50 entidades que encabeçam o MCCE, tendo o apoiode muitas outras organizações como igrejas, sindicatos, associações, grupos dejovens.

Entre maio de 2008 e setembro de 2009, foramrecolhidas 1 milhão e 600 mil assinaturas presenciais, 300 mil além do número necessário para que um Projeto de Lei chegue ao Congresso brasileiro como iniciativa popular. Além disso, o MCCE conseguiu outras 400 mil assinaturas na internet, em apenas duas semanas. Estas não tiveram valor legal, mas serviram para demonstrar o amplo apoio social.

Também houve pressão popular exercida diretamente sobreos parlamentares; alguns chegaram a receber 30 mil e-mails pedindo a aprovaçãoda lei.

Fonte: Correio do Brasil

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

SP: Vigilante que sofreu racismo religioso no trabalho deve ser indenizado

Uma empresa de segurança e um shopping foram condenados a indenizar um funcionário que foi alvo de racismo religioso por colegas de trabalho. A...

Brasileiras denunciam racismo em palestra, em Harvard: ‘Tem piolho nas tranças?’

Duas brasileiras relataram ter sofrido racismo em uma das palestras da Brazil Conference no último sábado, na universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Naira...
-+=