Leões africanos estão à beira da extinção, aponta relatório

Restaram 645 leões selvagens na África Ocidental e Central, diz LionAid.
Espécie está extinta em 25 nações; na Nigéria, sobraram apenas 34 leões.

 

Um relatório divulgado pelo grupo de proteção LionAid aponta que os leões selvagens africanos estão à beira da extinção, após um declínio acentuado da população nos últimos anos. As informações são do site do jornal britânico “The Guardian”.

Segundo o documento, restaram apenas 645 leões em estado selvagem na África Ocidental e Central. O relatório revela ainda que a espécie está extinta em 25 nações africanas e corre risco de extinção em outras dez.

Estima-se hoje existam 15 mil leões selvagens vivendo no continente como um todo, ante 200 mil há 30 anos. “Houve um declínio catastrófico nas populações de leões na África, principalmente na África Ocidental,” disse o Dr. Pieter Kat, diretor da LionAid, em entrevista ao “The Guardian”.

“Estes leões têm sido negligenciados por muito tempo e não existem programas de proteção adequados. Eles estão em perigo real de extinção”, acrescentou Kat.

O relatório afirma ainda que a África ocidental enfrenta desafios particulares devido aos altos níveis de pobreza, à falta de interesse político na conservação da espécie e à subdesenvolvida indústria do turismo selvagem.

De acordo com o Kat, a população de leões nessa região está em franco declínio. “Como biólogo, eu diria que, em países como a Nigéria, onde restam apenas 34 leões, a espécie já está extinta. É quase impossível construir uma população de um número tão pequeno”, acredita.

Segundo os ambientalistas, não é possível contar individualmente o número de leões existentes no continente africano. No entanto, eles concordam que a situação do leão africano é bastante grave. Estudos recentes sobre as populações desses animais mostram que cerca de três quartos da savana africana desapareceu nos últimos 50 anos.

Proteção
Os especialistas defendem ainda a inclusão do leão africano na convenção sobre o comércio internacional de espécies em extinção, o que implicaria num maior rigor no combate à caça e comércio de leões ou partes deles.
No ano passado, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos – que é o maior importador de troféus de caça de leões – disse que pretende examinar se a situação das espécies justifica a inclusão na proteção oferecida pelo Endangered Species Act – lei americana de proteção às espécies ameaçadas.

De acordo com ativistas, mais de 5,6 mil leões selvagens africanos foram caçados e exportados como troféus entre 1999 e 2008.

No entanto, os defensores dos leões encontram forte oposição por parte do lobby pró-caça. “Os leões não são apenas uma espécie icônica importante para muitas pessoas em todo o mundo, eles também são um componente vital dos ecossistemas africanos”, concluiu o curador da LionAid.

 

 

Fonte: G1 

+ sobre o tema

Dia do rap: “ser voz da periferia é um orgulho”, diz Emicida

Rappers celebram bom momento do hip hop nacional e...

TERREMOTO HAITI:Homenagm a Miriam Merlet e todas as mulheres mortas no Haiti

*Un dolor compartido, pero siempre un dolor Solidaridad...

Efeito Helena! Shai Almeida mostra como cuidar da pele negra

Em "Viver a Vida", Helena, interpretada por Taís Araújo,...

para lembrar

21 coisas que só nerds negros vão entender

1 – Tentar conciliar duas culturas muito distintas. O...

Nigéria inicia investigação após atentados contra igrejas no Natal

De Ola AWONIYI  ABUJA — As autoridades nigerianas investigam...
spot_imgspot_img

Museu da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas dos EUA

Depois de se consolidar como um concorrido espaço de exposição de arte, atraindo mais de 150 mil visitantes em apenas 4 meses de reinaugurado,...

Musical conta trajetória da cantora, ativista e deputada Leci Brandão

O respeito é o sentimento mais citado pelos artistas que participam do musical Leci Brandão - Na palma da mão. O espetáculo conta a trajetória...

Em ‘Topo da Minha Cabeça’, Tássia Reis funde ritmos e guia novo momento

O "Topo da Minha Cabeça", mais recente projeto de Tássia Reis, é um retrato íntimo e poético da sua jornada de autoconhecimento. Em dez faixas, a...
-+=