Conflitos em alguns países africanos é um «retrocesso» no processo de democratização – PR

 

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, classificou em Luanda a situação prevalecente na Guiné-Bissau, Mali, e nas repúblicas Democrática do Congo e Centro-Africana como um “retrocesso no processo de democratização” em África.

José Eduardo dos Santos, que intervinha na tradicional cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo do Corpo Diplomático, condenou o retorno à violência e o aparecimento de rebeliões como via de resolução de conflitos internos.

Para José Eduardo dos Santos, os governos eleitos nas urnas apenas devem ser substituídos por via eleitoral e não por “processos antidemocráticos”, considerando ainda “inaceitável” o facto de actualmente África ter novos casos de refugiados.

José Eduardo dos Santos aludiu igualmente ao agravamento da situação no Médio Oriente, defendeu como sendo um “imperativo” que sejam abertas as portas do diálogo e da concertação política entre os principais atores e que se procurem os entendimentos internos e internacionais conducentes à preservação da paz e da segurança internacional.

Nesse sentido, defendeu a consagração e realização do princípio da existência e reconhecimento dos dois Estados soberanos de Israel e da Palestina.

Relativamente a Angola, destacou a “constatação que Angola está a progredir e a resolver, com sagacidade, os seus problemas”.

Em Angola, continuou, o Estado e as instituições democráticas estão a consolidar-se, alicerçados no princípio do direito e da soberania popular, através dos quais se promove a convivência pacífica, a participação cívica na resolução dos problemas nacionais, num continente onde os conflitos e crises políticas começam a ressurgir.

“Nós nunca nos deixamos influenciar pelo afro pessimismo que certa elite propagou no passado. Acreditamos sempre na mudança e na renovação de África e na forma de conceber e fazer política neste continente”, acentuou.

 

 

Fonte: AngoNotícias 

+ sobre o tema

Virada da Consciência Negra celebra a resistência com muita arte e cultura em SP

Evento conta com atrações musicais, artísticas e esportivas em...

Índios e negros da terra

  A história 'oficial' ensinada nas escolas do...

Maestrina Alba: “Você tem uma história belíssima a ser contada”

- Não precisa se preocupar tanto porque não vai...

Benjamim de Oliveira e o drama do circo-teatro no Brasil

Você talvez nunca tenha ouvido falar do cara....

para lembrar

“Você não sabe nada sobre minha história” – Dois Africanos

Racismo faz africanos que moram na Paraiba ter vontade...

Conheça a ex-diarista que é um dos destaques do SPFW

Bazaar bateu um papo com Maria Oliveira, um dos...

Transição capilar: como voltar a ter cachos após anos de alisamentos

A ditadura do cabelo liso finalmente acabou! Agora, a...

Aryson Heráclito celebra ancestralidade yorubá na mostra ‘YORÙBÁIANO’

O artista baiano Ayrson Heráclito reverencia em suas obras a herança...
spot_imgspot_img

Mães e Pais de Santo criam rede de solidariedade para apoiar comunidades de matriz africana afetadas no Sul

Quando a situação das enchentes se agravou no Rio Grande do Sul, Ialorixás e Babalorixás da cidade de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre,...

Dia 21, Maurício Pazz se apresenta pela primeira vez no Instrumental Sesc Brasil

Maurício Pazz, paulistano, nos convida a mergulhar nos diferentes sotaques oriundos das diásporas africanas no Brasil. No repertório, composições musicais do próprio artista, bem...

Iza anuncia que terá uma menina e o nome será Nala

O primeiro bebê de Iza e Yuri Lima já teve o sexo revelado: será uma menina. A cantora contou a novidade aos fãs na noite desta segunda-feira (13),...
-+=