Letitia James, promotora e algoz de Andrew Cuomo

Enviado por / FonteG1, por Sandra Cohen

Procuradora-geral de Nova York que acusou o governador por assédio sexual é cotada para concorrer às eleições para o estado.

O apoio do governador Andrew Cuomo foi essencial para que Letitia James saísse vitoriosa há três anos na eleição para a Procuradoria-Geral de Nova York. Primeira mulher negra a ocupar o cargo, ela trilhou o caminho da independência, demarcando distância do governador democrata, até transformar-se em seu principal algoz.

O ex-aliado de campanha foi acusado de assédio sexual e má conduta por pelo menos 11 mulheres, numa investigação conduzida por Letitia James. O relatório demolidor de 165 páginas encerrou o terceiro mandato do governador, que, diante do inevitável risco de ser cassado, anunciou nesta terça-feira a decisão de renunciar ao cargo.

Cuomo sai como assediador sexual em série, como a própria procuradora o definiu, ao tornar insustentável a permanência, após uma década, no comando do estado. Letitia James, por sua vez, consolida sua posição como nome forte para concorrer ao governo estadual, nas eleições do próximo ano.

Aos 62 anos e conhecida como Tish, ela se habituou a comprar boas brigas e resistir às pressões para enfrentá-las. Começou a investigar os negócios de Donald Trump antes de ele tornar-se presidente. Em maio, a procuradora-geral e Cyrus Vance, o promotor distrital de Manhattan, entraram com ações criminais contra a Trump Organization e seu ex-diretor financeiro Alan Weisselberg, por suspeita de fraude fiscal.

Foi ela quem liderou a ação, com outros 47 procuradores estaduais, para processar o Facebook por monopólio. Voltou-se também contra a Amazon, acusando-a de não proteger seus funcionários durante a pandemia do novo coronavírus. “Está claro que a Amazon deu mais valor aos lucros do que às pessoas e fracassou em garantir a saúde e a segurança de seus trabalhadores”, alegou, em fevereiro, ao iniciar uma ação contra a multinacional.

Sem entrar no mérito da Segunda Emenda ou da violência armada, ela entrou com um processo para dissolver a poderosa Associação Nacional de Rifles (NRA na sigla em inglês), sob o argumento de que seus executivos usaram fundos de caridade em benefício pessoal. Cooptou, assim, o apoio de grupos de defesa do controle de armas e de vítimas de tiroteios em massa.

Quando surgiram as primeiras denúncias de má conduta contra Cuomo, no início do ano, o próprio governador insistiu que Letitia James as investigasse, certo de que se livraria facilmente. “Peço ao povo deste estado que espere pela conclusão do relatório antes de formar uma opinião”, recomendou em tom desafiador. Os nova-iorquinos acharam por bem obedecê-lo.

+ sobre o tema

Como resguardar as meninas da violência sexual dentro de casa?

Familiares que deveriam cuidar da integridade física e moral...

Bruna da Silva Valim é primeira negra a representar SC no Miss Universo Brasil

Bruna da Silva Valim, candidata de Otacílio Costa, foi...

Luiza Bairros lança programas de combate ao racismo na Bahia

O Hino Nacional cantado na voz negra, marcante, de...

Elizandra Souza celebra 20 anos de carreira em livro bilíngue que conta a própria trajetória

Comemorando os 20 anos de carreira, a escritora Elizandra...

para lembrar

Protestos contra racismo da Polícia nos EUA: Que nos sirva de exemplo!

Por Douglas Belchior Um jovem negro morto pela polícia. Algo corriqueiro...

Para onde marcham as mulheres contra Trump?

O que uniu esta verdadeira multidão foi a vontade...

O que aconteceu em Argel? Exilados, Panteras Negras e a CIA nos anos 1970

Apresento aqui algumas notas de uma pesquisa documental que...
spot_imgspot_img

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...

Mercado imobiliário dos EUA revela piora na desigualdade racial em uma década; entenda

Sharan White-Jenkins é uma mulher negra, proprietária de um imóvel no Queens, na cidade de Nova York. Seus avós também eram donos da própria casa,...

Google celebra James Baldwin, escritor e ativista dos direitos civis

O Google está prestando uma homenagem a James Baldwin, renomado escritor e ativista dos direitos civis americanos, conhecido por suas obras literárias que abordam temas...
-+=