Lia de Itamaracá será enredo de escolas de samba do Rio e de São Paulo no carnaval de 2024

Enviado por / FontePor Pedro Alves, G1

Cirandeira pernambucana vai ser homenageada pela Nenê de Vila Matilde, em São Paulo, e pela Império da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá vai virar enredo de duas escolas de samba no carnaval de 2024. Maria Madalena Correia do Nascimento, que é patrimônio vivo de Pernambuco, vai ser homenageada pela Império da Tijuca, no Rio de Janeiro, e pela Nenê de Vila Matilde, em São Paulo.

Em São Paulo, o título do enredo é “Cirandando a vida pra lá e pra cá. Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá”. Já na homenagem na Marquês de Sapucaí, no Rio, o título do enredo e a sinopse ainda não foram anunciados pela Império da Tijuca.

Na Nenê de Vila Matilde, a ideia de homenagear Lia de Itamaracá foi do carnavalesco Fábio Gouveia, pernambucano que muito pequeno se mudou para São Paulo. Ele disse que planejou o enredo há dois anos e que, quando o sonho se concretizou, foi motivo de festa na escola.

“Há um tempo venho colocando Lia como referência para as mulheres pretas da Nenê. Muitas mulheres têm a história parecida com a dela. Quando anunciamos, foi motivo de festa, de muitas lágrimas. Vamos fazer uma grande festa para receber essa rainha com tudo o que a Nenê tem a oferecer”, disse.

No Rio de Janeiro, a ideia veio de outro conterrâneo: Júnior Pernambucano, natural de Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco.

“A comunidade aceitou de cara. Eu acompanhei a ciranda desde pequeno, e Lia de Itamaracá sempre foi uma figura muito importante para mim. É um sonho de criança. Desde 2005, quando comecei a fazer carnaval, penso em desenvolver um enredo sobre ela”, afirmou.

A previsão dos carnavalescos é de que Lia de Itamaracá vá para o Sudeste na segunda quinzena de abril. Ela deve ir até a Nenê de Vila Matilde e, no dia 23 de abril, vai à Império da Tijuca para participar da tradicional feijoada em que são divulgados os detalhes do enredo do ano seguinte.

Nas redes sociais, Lia agradeceu as homenagens, que acontecem no ano em que ela completa 80 anos de idade.

“Eu amo São Paulo, sou cidadã paulistana, e me sinto muito feliz por receber esse título. E no Rio de Janeiro eu estou em casa, estou na minha praia. Tenho música sobre o Rio de Janeiro. Quero agradecer à minha mãe Iemanjá por essa alegria que ela está me dando”, disse.

Enredos

Sob o mistério tradicional que só se acaba quando as escolas desfilam na avenida, os dois carnavalescos comentaram os enredos planejados para as homenagens a Lia de Itamaracá.

Fábio Gouveia disse que o desfile vai ser uma celebração. “Vamos fazer uma coroação dessa rainha, a partir da ideia de que ela ouviu o som do mar, as canções de Iemanjá, passando por toda a sua trajetória e terminando com uma grande festa de coroação”, disse.

Já Júnior Pernambucano afirmou que o enredo da Império da Tijuca vai fazer uma homenagem à cultura de Pernambuco personificada pela figura de Lia de Itamaracá.

“Vamos falar da história dela, do início da carreira e do envolvimento com a Ilha de Itamaracá. As influências musicais, o maracatu, o coco de roda, o cavalo-marinho. O desfecho vai ser com Lia mostrando o carnaval pernambucano; trazendo todos os ritmos e mostrando o belo carnaval de Pernambuco”, afirmou.

+ sobre o tema

Assombrando o mainstream

Liderada pelo rapper Emicida, gravadora Laboratório Fantasma quer se...

Internado na terça-feira, Pelé recebe alta após cirurgia no quadril

A operação impediu que ele viajasse para Nova Jersey...

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção

Ídolo do Flamengo, Andrade está hospitalizado com infecção Por: Raphael...

para lembrar

Carnaval de Salvador e o processo de elitização dos espaços públicos

O carnaval de Salvador é fruto da indústria cultural...

Para 49% dos homens, bloco de rua não é lugar para mulher ‘direita’

Pesquisa feita pelo Instituto Data Popular, como contribuição à...

Pela primeira vez, negras são maioria como rainhas de bateria

Das 12 escolas postulantes ao título do Grupo Especial,...

Compre de Negros: 5 marcas para usar no Carnaval

Em sua coluna BlackGirlMagic, Stephanie Ribeiro indica marcas para...
spot_imgspot_img

Milton Nascimento será homenageado pela Portela no carnaval de 2025

A Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do país, vai homenagear o cantor e compositor Milton Nascimento no carnaval de 2025. A...

Escolas de samba foram espaço de resistência à repressão da ditadura

Consideradas território de alegria, diversão e preservação cultural, as quadras das escolas de samba já foram locais de dor e sofrimento. Durante os anos...

Como as escolas de samba nos ensinam sobre ancestralidade

Desde que foram criadas, escolas de samba têm sido espaços de ensino e aprendizado. Carregam no nome a sua missão: ser escola. Ensinam sobre...
-+=