Lia de Itamaracá será enredo de escolas de samba do Rio e de São Paulo no carnaval de 2024

Cirandeira pernambucana vai ser homenageada pela Nenê de Vila Matilde, em São Paulo, e pela Império da Tijuca, no Rio de Janeiro.

FONTEPor Pedro Alves, G1
Lia de Itamaracá é uma cantora pernambucana — Foto: Ytallo Barreto/Divulgação

A cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá vai virar enredo de duas escolas de samba no carnaval de 2024. Maria Madalena Correia do Nascimento, que é patrimônio vivo de Pernambuco, vai ser homenageada pela Império da Tijuca, no Rio de Janeiro, e pela Nenê de Vila Matilde, em São Paulo.

Em São Paulo, o título do enredo é “Cirandando a vida pra lá e pra cá. Sou Lia, sou Nenê, sou de Itamaracá”. Já na homenagem na Marquês de Sapucaí, no Rio, o título do enredo e a sinopse ainda não foram anunciados pela Império da Tijuca.

Na Nenê de Vila Matilde, a ideia de homenagear Lia de Itamaracá foi do carnavalesco Fábio Gouveia, pernambucano que muito pequeno se mudou para São Paulo. Ele disse que planejou o enredo há dois anos e que, quando o sonho se concretizou, foi motivo de festa na escola.

“Há um tempo venho colocando Lia como referência para as mulheres pretas da Nenê. Muitas mulheres têm a história parecida com a dela. Quando anunciamos, foi motivo de festa, de muitas lágrimas. Vamos fazer uma grande festa para receber essa rainha com tudo o que a Nenê tem a oferecer”, disse.

No Rio de Janeiro, a ideia veio de outro conterrâneo: Júnior Pernambucano, natural de Goiana, na Zona da Mata de Pernambuco.

“A comunidade aceitou de cara. Eu acompanhei a ciranda desde pequeno, e Lia de Itamaracá sempre foi uma figura muito importante para mim. É um sonho de criança. Desde 2005, quando comecei a fazer carnaval, penso em desenvolver um enredo sobre ela”, afirmou.

A previsão dos carnavalescos é de que Lia de Itamaracá vá para o Sudeste na segunda quinzena de abril. Ela deve ir até a Nenê de Vila Matilde e, no dia 23 de abril, vai à Império da Tijuca para participar da tradicional feijoada em que são divulgados os detalhes do enredo do ano seguinte.

Nas redes sociais, Lia agradeceu as homenagens, que acontecem no ano em que ela completa 80 anos de idade.

“Eu amo São Paulo, sou cidadã paulistana, e me sinto muito feliz por receber esse título. E no Rio de Janeiro eu estou em casa, estou na minha praia. Tenho música sobre o Rio de Janeiro. Quero agradecer à minha mãe Iemanjá por essa alegria que ela está me dando”, disse.

Enredos

Sob o mistério tradicional que só se acaba quando as escolas desfilam na avenida, os dois carnavalescos comentaram os enredos planejados para as homenagens a Lia de Itamaracá.

Fábio Gouveia disse que o desfile vai ser uma celebração. “Vamos fazer uma coroação dessa rainha, a partir da ideia de que ela ouviu o som do mar, as canções de Iemanjá, passando por toda a sua trajetória e terminando com uma grande festa de coroação”, disse.

Já Júnior Pernambucano afirmou que o enredo da Império da Tijuca vai fazer uma homenagem à cultura de Pernambuco personificada pela figura de Lia de Itamaracá.

“Vamos falar da história dela, do início da carreira e do envolvimento com a Ilha de Itamaracá. As influências musicais, o maracatu, o coco de roda, o cavalo-marinho. O desfecho vai ser com Lia mostrando o carnaval pernambucano; trazendo todos os ritmos e mostrando o belo carnaval de Pernambuco”, afirmou.

-+=
Sair da versão mobile