Lideranças quilombolas agradecem governo do Estado pela entrega das patrulhas mecanizadas

Campo Grande (MS) – As lideranças das comunidades remanescentes de quilombos de Furnas de Boa Sorte (Corguinho), Furnas do Dionísio (Jaraguari), Colônia São Miguel (Maracaju) e Santa Terezinha (Figueirão) estão agradecidas por receberem hoje (14), do governador André Puccinelli, as patrulhas mecanizadas. A solenidade de entrega das máquinas foi realizada no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Cepaer).

O governo estadual fez a entrega de 107 patrulhas mecanizadas para assentamentos rurais de 49 municípios. As patrulhas são formadas por trator, grade e uma carreta com capacidade de quatro toneladas, e atenderão assentamentos do Estado e quatro comunidades quilombolas.

quilombola 2

Segundo a presidente da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombos das Furnas do Dionísio (Asfurnas), Maria Aparecida Martins, a doação da nova patrulha mecanizada vai beneficiar cerca de 50 pequenos produtores rurais quilombolas, que integram no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Estou ansiosa para receber a nova máquina, que será importante para os produtores de nossa comunidade. A patrulha vai nos ajudar muito na produção de hortaliças, cana-de-açúcar e de milhos”, disse Maria Aparecida, que vai receber a máquina com mais oito produtores rurais quilombolas do município de Jaraguari.

Associação dos quilombolas de Furnas do Dionísio atualmente é formada por 109 associados. “Há dez anos os produtores rurais quilombolas realizam suas atividades, no local, com um trator velho. Agora com a nova patrulha vamos produzir mais, principalmente hortaliças que serão vendidas nas feiras orgânicas de Campo Grande. Em nome da associação agradeço muito o governador André Puccinelli por mais este beneficio aos quilombolas de nossa região”, disse Martins.

Embora quatro comunidades quilombolas são beneficiadas com as novas patrulhas mecanizadas, apenas três delas vão receber as máquinas nesta sexta-feira (14). De acordo com o presidente da Comunidade Remanescente de Quilombos “Colônia São Miguel”, Jorge Henrique Gonçalves Flores, os quilombolas de Maracaju receberão a nova patrulha no dia 16 de janeiro de 2013. “É o primeiro maquinário novo que vamos receber do governo do Estado. Antes nossos produtores tinham que pagar tratoristas de fora para ajudar no plantio de suas terras. Agora com essa ajuda do governo nós vamos produzir muito mais”, disse Jorge Henrique, ao informar que na comunidade vivem 86 famílias quilombolas.

Jorge Gonçalves também informa que cerca de dez produtores rurais trabalham na produção de apicultura [com a produção de aproximadamente 80 caixas de mel], 15 trabalham na produção da agricultura [no plantio de milho, arroz feijão e mandioca] e seis atuam na área da pecuária. “Hoje nós trabalhamos numa área de 100 hectares. Com a nova patrulha vamos produzir o dobro. Tudo que produzimos é para o nosso próprio consumo. Nossa produção e, o lucro, que antes era de 40%, com o novo maquinário, nossa estimativa é de conseguirmos um lucro de 60%. Agradecemos muito o governador por esse benefício”, disse Jorge, emocionado.

Já a Comunidade Remanescente de Quilombos (Malaquias) de Santa Terezinha, no município de Figueirão, é formada por cerca de 40 famílias que vivem da produção da pecuária e agricultura. Segundo Juliana Prudêncio da Silva Carneiro [esposa do presidente da comunidade, Carlos Adriano Cardoso Carneiro, que recebe hoje a nova patrulha mecanizada], o maquinário vai chegar em boa hora. “Vai nos ajudar muito na produção dos nossos alimentos”, disse Juliana, ao comentar que pela primeira vez a comunidade será beneficiada com uma máquina nova.

Boa sorte

Para o presidente da Associação da Comunidade de Quilombolas das Furnas de Boa Sorte, localizada no município de Corguinho, Carlito Ribeiro Maciel, a nova máquina vai ajudar os pequenos produtores na colheita do arroz milho e feijão que são produzidos na comunidade, onde moram aproximadamente 45 famílias. “É um passo a frente que nós estamos dando ao receber do governo a nova patrulha. Para mim é um prazer muito grande”, disse Maciel, ao informar que a partir de agora eles (agricultores) pretendem trabalhar numa área de 600 hectares com a nova máquina. “Atualmente produzimos numa área de apenas 250 hectares. Porém a nossa demanda é de 1.412 hectares. Atualmente são cinco famílias que trabalham somente com a produção de hortaliças”, informou.

Fonte: Notícias MS

+ sobre o tema

para lembrar

VI Marcha da Consciência Negra

Fonte: Lista Racial- VI  Marcha da Consciência Negra 20 de Novembro...

Consciência universal

Fonte: Juiz de Fora Online - Por Aldine Mara,...

Ministro inaugura núcleo de estudos afrobrasileiros e indígenas

    O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=