Líderes brasileiros negros que atuaram ou estudaram em universidades americanas

No Black Achievement Month, conheça alguns dos  líderes brasileiros negros que já  atuaram ou estudaram em universidade americanas e que são referências em suas áreas.

por Alumni Advising – EducationUSA

1. Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal

Fonte: Roosevelt Cássio, El País Foto retirada do site Alumni Advising – EducationUSA

Eleito em 2013 como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela Revista Times, Joaquim Barbosa é jurista ex-magistradobrasileiro. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 até 2014, tendo sido presidente do tribunal de 2012 a 2014. Além disso, Joaquim Barbosa atuou como Visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003).

2. Joana D’Arc de Souza, Professora de Química

Foto retirada do site Alumni Advising – EducationUSA

Formada em química pela Universidade Estadual de Campinas em 1983, Joana soma 56 prêmios na carreira, com destaque para a eleição de ‘Pesquisadora do Ano’ no Kurt Politizer de Tecnologia de 2014, concedido pela Associação Brasileira da Indústria Química. Realizou um estágio de pós-doutorado na Universidade Harvard.

3. Sonia Guimarães, Professora no Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Foto retirada do site Alumni Advising – EducationUSA

Sonia é a primeira negra brasileira doutora em física, título adquirido pela University of Manchester Institute of Science and Technology. Há 24 anos, a professora compõe o corpo docente do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

4. Katemari Rosa, Professora de Física

Foto retirada do site Alumni Advising – EducationUSA

Doutora pela Columbia University, onde também realizou seu mestrado, Katamari realizou a pesquisa “Contando nossa história: negras e negros nas ciências, tecnologias e engenharias no Brasil”, a fim de destacar a contribuição de negros e negras cientistas brasileiros para o país. Atualmente é professora na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e se preocupa com a formação de professores que inspiram jovens negros para área das ciências.

5. Adilson José Moreira, professor de Direito

Foto retirada do site Alumni Advising – EducationUSA

Professor de Direito e escritor, Adilson José Moreira é Doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013), Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007) (Bolsista CAPES/CNPq). Realizou seu Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005).

6. Rachel Maia, CEO da Pandora Brasil

Foto retirada do site Alumni Advising – EducationUSA

CEO da Pandora Brasil, Rachel Maio representa, de acordo com suas próprias palavras, “ 0,4% do universo de CEOs”. Tendo realizado cursos de liderança  e negócios pela  Harvard Business School, Rachel Maia também está engajada com os trabalhos da ONU Mulheres e com a campanha HeForShe.

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

O documentário ‘Anderson Silva: Como Água’ será lançado no Brasil em 2012 – Trailer

O documentário "Anderson Silva: Como Água" será lançado no...

Thierry Henry pode retornar ao Arsenal por 2 meses

O treinador do Arsenal, o francês Arsene Wenger, confirmou...

Arquétipos e caricaturas do negro no cinema brasileiro

Um dos questionamentos mais frequentes feitos ao cinema brasileiro...
spot_imgspot_img

Onde estão os cientistas negros?

"Mas se adotarmos cotas, corremos o risco de perder o aluno-padrão Unicamp." Eu ouvi essa frase em 2015, numa das palestras sobre ações afirmativas...

A ciência de ponta vai além das pessoas brancas

No final de 2022, assumimos um desafio com o qual sonhávamos há anos: lançamos uma chamada pública voltada exclusivamente a cientistas negros e indígenas, em...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=