Manifestações culturais afro-brasileiras se encontram na 33ª Lavagem da Escadaria

A tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas chega à sua 33ª edição neste sábado de Aleluia, 31 de março, das 9h às 17h, com a participação de integrantes de religiões afro-brasileiras de Campinas e Região Metropolitana. “É uma mistura de fé, religião, tradição, cultura e celebra a resistência dos povos negros vindos de todas as partes do território africano, com seu rico legado cultural e religioso”, destaca Mãe Dango, uma das idealizadoras da cerimônia.

no Carta Campinas

Antes da Lavagem, os participantes fazem uma cortejo que tem sua saída da Estação Cultura, descendo pela Rua 13 de Maio em direção à Catedral. Durante o trajeto, cânticos, flores e muita água de cheiro que, ao final da Lavagem, perfumam o público.

Durante o dia, várias atividades culturais e sociais são oferecidas aos que prestigiam o evento. Entre as apresentações estão o Jongo, a Congada, a Folia de Reis, a Catira, a Dança Afro, a Capoeira, o Samba. No local, ainda estarão barracas de comidas típicas e artesanatos.

“São brancos, negros, mestiços, mas acima de tudo, são pessoas que carregam em cada passo da descida da Rua Treze de Maio a certeza de pertencerem ao berço dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de fazerem parte de um dos atos mais significativos públicos de resistência dessa diversidade religiosa”, destaca a pesquisadora Alessandra Ribeiro.

Conforme estudo de Marcela Bonetti, da Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Campinas, no decorrer dos anos a cerimônia foi recebendo outras manifestações culturais afro-brasileiras presentes no município, como a capoeira, o jongo e o samba de bumbo. “Em função desses movimentos estarem relacionados à população afrodescendente, o racismo atribuído a essa população se estende aos elementos de sua cultura. Deste modo, analisar a cerimônia da Lavagem da escadaria é também tratar das relações sociais envolvidas e da intolerância presente”, afirma.

A partir de 1998, a manifestação cultural da cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral de Campinas foi incorporada ao Calendário Oficial do Município de Campinas, pela Lei Municipal nº 9515/97 e a partir de 2005, incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, pela Lei Estadual nº 12.097/05. (Carta Campinas com informações de divulgação)

33ª Lavagem da Escadaria da Catedral Metropolitana de Campinas
Quando: 31 de março, sábado, 9h às 17h.

Programação:9h – Concentração na Estação Cultura.
10h – Descida da cortejo pela Rua 13 de Maio.
12h – Cerimônia religiosa e Lavagem da escadaria.
13h às 17h – Apresentações culturais.
17 – Encerramento.

+ sobre o tema

Martinha do Coco lança o CD “Rodas Griô”

A festa acontece no dia 9 de novembro, na...

Mesa da Irmandade – Table of Brotherhood – Martin Luther King Jr

A Chevrolet está patrocinando uma turne por quatro cidades...

Atração do Planeta Brasil, Mano Brown diz que o Brasil é refém do medo

Rapper critica a censura e o 'movimento orquestrado' dos...

CCJ recebe programação ‘África em Nós: Memórias e Culturas Africanas’

Whellder Guelewar No mês de junho, o projeto Terça Afro aborda o...

para lembrar

Exposição “Somos Todos Kehinde”

Exposição "Somos Todos Kehinde" - 25 de outubro de...

Movimento negro fecha Radial Leste (SP) por Marielle Franco

Movimento negro fecha Radial Leste (SP) por Marielle Franco. Ativistas...
spot_imgspot_img

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...

Nós, Negras e Negros somos livres?

Quando paro para pensar em todas as denúncias de racismo que acorreram nos últimos anos, e, a dimensão que as práticas racistas tomaram nas...
-+=