Livro-CD: Ataulfo Alves

Compositor de clássicos como “Ai, que Saudades da Amélia”, mineiro surgiu para o samba após se mudar para o Rio de Janeiro

 

Diferentemente da maioria dos sambistas, Ataulfo Alves era mineiro, de Miraí. Mas foi jovem para o Rio, encontrou os grandes compositores e cantores nos melhores momentos e tornou-se um dos maiores: criou clássicos, grandes até hoje, como “Na Cadência do Samba”, “O Bonde São Januário” e “Ai, que Saudades da Amélia”.

O quinto volume da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo, é dedicado ao artista.

Nascido em 1909, Ataulfo ouvia quando criança o pai repentista cantar, e já se arriscava nas modinhas mineiras quando jovem. Mas encontrou a vocação ao mudar para o Rio em 1927. Amigo de Bide e Ismael Silva, fundadores da primeira escola de samba, a Deixa Falar, Ataulfo tinha os contatos e o talento. Dos primeiros blocos carnavalescos, em pouco já era compositor disputado.

Com sambas inteligentes e sua constante elegância de tratos, melodias e canções, foi gravado nos anos 30 por Almirante, Carmen Miranda, Francisco Alves e Orlando Silva. Maior sucesso ainda veio na virada da década, quando Ciro Monteiro emplacou os hits “Oh! Seu Oscar” e “O Bonde São Januário”.

Pela mesma época, começou a gravar discos ele mesmo, quando era acompanhado pelo regional do então estreante Jacob do Bandolim. Em 1942 se tornou definitivamente um nome popular, ao gravar sua parceria com Mario Lago, “Ai, que Saudades da Amélia”, e colocar a música e a expressão “Amélia” no imaginário do país.

Continuou compondo e cantando ao lado de suas “Pastoras” nas décadas de 50 e 60 e produziu mais sucessos, como “Você Passa, Eu Acho Graça”, na voz de Clara Nunes. Morreu em 1969, antes dos 60 anos.

O autor do livro sobre Ataulfo Alves é Hugo Sukman, e a edição traz biografia, discografia selecionada, letras e fotos. O CD acompanhante vem com interpretações de Elizeth Cardoso, Ciro Monteiro e Roberto Silva, entre outros.

A Coleção Folha é composta por 25 livros-CDs, nas bancas aos domingos até 29/8. Cada volume é dedicado a um compositor importante da era de ouro da música brasileira.

 

Fonte: Folha de São Paulo

+ sobre o tema

Alagoas é o Estado com mais mecanismos voltados à mulher do País

  O Governo de Alagoas desenvolve ações estratégicas para a...

Homem morre após sofrer racismo na zona leste de Teresina

O funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Rural do...

Morre liderança quilombola na Paraíba

Liderança quilombola faleceu no domingo – 6 de outubro...

para lembrar

Neymar e Barça são destaques no Bola de Ouro

Atacante do Santos é o único que indicado que...

Especial: O Oscar e os afrodescendentes

Por: Rafael Amaral   A Academia de Hollywood, depois dos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=