Livro destaca a resistência do povo negro

Para irromper as vozes de narrativas dominantes que abordam os contingentes escravizados como “acomodados” em sua posição subalterna, o professor sorocabano Ademir Barros dos Santos lança na quinta-feira (28), às 10h, no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), da Uniso, campus Raposo Tavares, o livro “Sobre revoltas de escravos e quilombos”, escrito em parceria com o escritor português Nuno Rebocho.

Por Felipe Shikama Do Jornal Cruzeiro

‘O quilombo que, no passado era físico, hoje é intelectual, e nós temos que fazer o enfrentamento’, diz Santos – FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (18/11/14)

 

A obra acompanha um CD com músicas e declamações de poemas inspirados na literatura negra, com participação de dezenas de artistas da região. A entrada é gratuita e o livro estará à venda por R$ 50. Após a sessão de autógrafos, a obra poderá ser adquirida com autor pelo e-mail [email protected].

Lançado pela editora AMC Guedes, o livro de 107 páginas se contrapõe ao coro corrente que ignora as lutas dos povos negros escravizados e, de acordo com Santos, ajuda a pavimentar o chamado “racismo estrutural”.

Segundo o autor, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), ao contrário do que é voz corrente, em nenhum momento os contingentes escravizados sentiram-se acomodados na posição de subalternos; pelo contrário: lutaram constantemente, produzindo, por si próprios, formas, muitas vezes subterrâneas e imperceptíveis, de resistência, apesar da violência a que se viram submetidos ao longo de todo o processo de escravidão.

Ademir detalha que o livro é resultado de um estudo desenvolvido em parceria com Rebocho, no qual investigaram os primeiros e principais registros de revoltas de escravos, primeiramente em Cabo Verde — que abrigava o maior entreposto de escravos do século 16 — e nas Américas do Sul e Central, com os quilombos.

“O mote do livro é desmanchar esse tipo de imagem [de passividade dos escravizados]. A resistência do povo negro sempre existiu”, afirma.

De acordo com o pesquisador, a obra também procura mostrar como essa resistência histórica se reflete nos dias de hoje, em diferentes espaços e instâncias de luta pela igualdade racial. “O quilombo que, no passado era físico, hoje é intelectual, e nós temos que fazer o enfrentamento. Por isso, o livro será lançado na universidade, no Nucab, do qual eu faço parte”, complementa.

O professor sorocabano detalha que a obra foi escrita a distância, já que ainda não teve a oportunidade de conhecer Nuno Rebocho pessoalmente.

A proximidade com o intelectual português começou há três anos, via internet, por meio de um jornal eletrônico que publicou textos de ambos, sobre pesquisas ligadas à resistência do processo escravista. “A tecnologia [da internet] encurtou esse oceano que nos separa”, diz.

O livro acompanha um CD produzido por Ademir em parceria com os estúdios da Comunidade do Tambor, com poemas e músicas baseados na literatura negra que, na definição do poeta Éle Semog, é aquela que ou exalta a negritude ou denuncia o racismo.

Intitulado “O que nos abala”, o álbum reúne poesias de Semog, de Ademir, que artisticamente assina como Ed Multado, do moçambicano Morgado Mbalate e do historiador sorocabano Carlos Carvalho Cavalheiro. O disco conta, ainda, com músicas inéditas compostas e interpretadas por músicos sorocabanos como Cláudio Silva e Ananda Jaques.

+ sobre o tema

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

“Nós não vamos brincar de fazer educação”.

Por: Arísia Barros   Paulo Bandeira é símbolo...

MEC cria ‘Enem’ para professores

Primeira prova deverá ser realizada em 2011. Participação de...

Encontro reúne filósofos da América e da África

A conferência assume-se como um contributo ao diálogo «fluído»...

para lembrar

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...

Carta de Salvador será entregue a Dilma e a Governadores

  Salvador - Sindicalistas de vários Estados do...

ENEM: OAB orienta candidatos do Enem a procurar MP e não descarta pedir anulação

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio...

O Rio de Janeiro em Chamas quando não é a chuva e a bala atravessando o peito dos “Falcões”

Por: Deise Benedito "Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito,...
spot_imgspot_img

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Faculdade de Educação da UFRJ tem primeira mulher negra como diretora

Neste ano, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem a primeira mulher negra como diretora. A professora Ana...
-+=