Livro sobre Ogum orixá guerreiro e lançado por sociólogo

Autor de obras de referência sobre sociologia das religiões, Reginaldo Prandi analisa os mitos envolvendo o deus do ferro dos iorubás

Na Folha de São Paulo

O escritor e sociólogo Reginaldo Prandi em sua casa, em São Paulo – Foto: Zanone Fraissa/Folhapress

Autor de uma vasta obra de referência sobre sociologia das religiões, em especial as de origem africana, o sociólogo Reginaldo Prandi lança nesta terça-feira (3) em São Paulo o livro “Ogum”, no qual analisa os mitos envolvendo o orixá guerreiro.

“Ogum é visto, por um lado, como um orixá guerreiro, sanguinário, cruel, instável, dominador e impaciente. Por outro, é aquele que abre os caminhos, mostra novas oportunidades, propicia a força necessária nas disputas e dificuldades do dia a dia”, escreve Prandi no livro.

“É aquele que nos dá os instrumentos materiais necessários à̀ nossa sobrevivência, que garante a nossa segurança e vence por nós as nossas guerras. Ogum é também protagonista de mitos que falam de amores e paixões carnais —e chega ao ponto de ir à guerra por amor”, afirma o sociólogo.

O novo livro integra a coleção Orixás, da editora Pallas, que chega a 11 títulos com o lançamento de “Ogum” e de “Iemanjá”, do sociólogo Armando Vallado. Já foram retratados Exu, Iansã, Iroco, Logunedé, Nanã, Oxum, Obá, Euá e Xangô.

Prandi lembra que o tráfico de escravos da África para as Américas teve como consequência um certo “contrabando cultural”, sendo Ogum, deus do ferro para os iorubás, “um desses tijolos que alicerçaram a construção do Brasil moderno”.

O universo dos orixás é terreno conhecido de Prandi. Em obras anteriores, o professor aposentado de sociologia na USP tratou de apresentá-lo para leitores jovens e adultos.

Reuniu 301 relatos mitológicos sobre a religião no best-seller “Mitologia dos Orixás”, publicado em 2000 pela Companhia das Letras, e venceu o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2003 por “Ifá, o Adivinho” (Companhia das Letrinhas).

OGUM: CAÇADOR, AGRICULTOR, FERREIRO, TRABALHADOR E REI

Quando: Nesta terça (3), às 19h
Onde: Livraria da Travessa, r. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo. Grátis
Preço: R$ 33 (176 págs.)
Autor: Reginaldo Prandi
Editora: Pallas

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Stevie Wonder cantando músicas do Stevie Wonder num carro

Sua paquera visualizou mas não respondeu sua mensagem do...

‘Melanina in Solos’ reúne peças compostas por apenas um ator

Série faz parte da 3ª edição do Projeto 'Nova...

Stuart Hall Foundation

In memory of Stuart Hall, and to continue his...

Morreu a inesquecível Natalie Cole

Filha e herdeira musical de Nat King Cole, a...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...
-+=