Luana Génot: Descanse em poder

Enviado por / FonteO Globo, por Luana Génot

Se você não conheceu Virgil Abloh, faço questão de ressaltar um pouquinho do que sei. Nasceu em Chicago, filho de pais com origem em Gana. Foi o primeiro designer negro à frente da direção artística da marca de luxo Louis Vuitton

Quem me conhece sabe o quanto acho homenagens póstumas absolutamente necessárias. Mas, às vezes, fico com o gosto amargo que pode ser traduzido com aquele: “Gostaria de ter conhecido e reverenciado mais esta pessoa em vida”.

Ao mesmo tempo, penso: “Você admira alguém?” Tente fazer com que essa pessoa saiba disso agora, se possível, enquanto ainda respira. Já estou pensando com quem preciso ser ainda mais vocal sobre minha admiração.

É algo que tento reproduzir nas minhas escritas, aqui e nas redes, e no meu trabalho. É uma constante corrida contra o tempo e contra as bolhas de informação da internet e da vida. Mas, neste caso, creio ter chegado tarde.

Foi assim que me senti ao saber da morte do designer Virgil Abloh, domingo passado. Numa de suas entrevistas, ele disse: “Não fui feito para uma passarela, mas vou projetar uma passarela que crie uma mudança no sistema…”. E assim fez ao revolucionar o streetwear e a moda.

Virgil Abloh, diretor artístico da Louis Vuitton – Divulgação/LVMH

Se você não conheceu Virgil Abloh, faço questão de ressaltar um pouquinho do que sei e descobri e que já basta para que suscite minha curiosidade e respeito. Nasceu em Chicago, filho de pais com origem em Gana. Foi o primeiro designer negro à frente da direção artística da marca de luxo Louis Vuitton, cargo que assumiu em 2018. Em 2012, criou a própria grife, Off White, conhecida pelos famosos e cobiçados tênis com lacre.

Conheci Abloh navegando pela internet, sedenta por referências e passei a segui-lo. Assim como Olivier Rousteing, da Balmain, dois grandes nomes de profissionais negros jovens à frente de marcas renomadas de moda.Também de maneira tardia, descobri que Abloh e eu tivemos em comum uma passagem pela Universidade de Wisconsin-Madison.

Sua trajetória ficou marcada pela parceria com Kanye West, responsável por catapultá-lo para o mundo, suas diversas collabs com diversas grifes, o fundo que criou para bancar bolsas de estudos de jovens negros. Sua doação para o movimento #BlackLivesMatter e os ataques que recebeu após ter criticado saques feitos durante algumas manifestações.

Soube do ocorrido por meio de uma foto postada no feed de Samantha Almeida e imaginei que fôssemos celebrar mais um de seus grandes feitos. Mas estava errada. Na sequência, li a homenagem feita por Luiza Brasil dizendo que Abloh rompeu os códigos existentes, colocando a cultura de rua e do gueto como pertencentes de espaços de luxo. Depois do choque, vi cenas que me chamaram atenção: Bruno Astuto e Roque, filho da Regina Casé. O pequeno Roque dizia estar triste com a morte do estilista e mostrava camiseta e tênis criados por ele. E Bruno mostrou um vídeo de uma aparição recente, possivelmente uma das últimas publicações de Abloh.

Depois esbarrei com as demais homenagens de Pharrell Williams, Idris Elba, Victoria Beckham. Abloh, de fato, marcou diversas gerações e personalidades de diferentes estilos. Sua partida, aos 41 anos, foi um baque inesperado.

Sabendo o quanto nós, pessoas negras, somos sedentas por exemplos para nos espelharmos, sinto que, quando um de nós, que alcançou notoriedade com seus discursos, obras e presenças, morre, deixa um vácuo gigante. Não só pela saudade que as aparições físicas deixarão. Com ela, vai todo um peso de representatividade.

Foi assim com Chadwick Boseman, o eterno pantera negra. Foi assim com Abloh. Ao mesmo tempo, fica um grande legado. E é ele que passaremos adiante.

Virgil Abloh sua criatividade, pioneirismo e legado não serão esquecidos. Descanse em poder.

+ sobre o tema

Caso Marielle: veja quem já foi preso e os movimentos da investigação

Uma operação conjunta da Procuradoria Geral da República, do Ministério...

PF prende Domingos Brazão e Chiquinho Brazão por mandar matar Marielle; delegado Rivaldo Barbosa também é preso

Os irmãos Domingos Brazão e Chiquinho Brazão foram presos neste domingo (24) apontados como...

para lembrar

Mostra de criadoras em moda afro-latinas, do Sesc 24 de Maio, chega a sua 4ª edição com desfile a céu aberto

Estilistas criam coleção que propõem um diálogo entre ancestralidade...

Com perfis do acadêmico ao ativista, empreendedores africanos valorizam raízes na moda

As histórias de empreendedores africanos no Brasil têm origens tão diferentes...

Fashion Rebels: A geração tombamento da África do sul

A geração tombamento está com tudo, propagando o fortalecimento, reconhecimento...
spot_imgspot_img

Em Paris para a alta-costura da Chanel, Xênia França fala sobre moda, música e reconhecimento internacional

Única celebridade brasileira convidada para o desfile de alta-costura da Chanel, em Paris, Xênia França vem colhendo os louros da longa carreira na indústria...

Pharrell Williams assume direção artística de moda masculina da Louis Vuitton

O músico, produtor e estilista americano Pharrell Williams, autor do hit "Happy" é o novo diretor artístico das coleções masculinas da Louis Vuitton, anunciou a...

Os 7 principais looks do filme biográfico de Whitney Houston

Os fãs obstinados de Whitney Houston reconhecerão instantaneamente o quadro de abertura do diretor Kasi Lemmons e do escritor Anthony McCarten Whitney Houston: I Wanna Dance With...
-+=