Luiz Alberto: Sim, há racismo no Brasil

Fonte: O Dia –

O Brasil é um país desigual. O racismo é uma ideologia que contaminou toda a sociedade brasileira e traz conseqüências concretas na manutenção de diferenças históricas. Embora o princípio da igualdade seja constitucional, o legado nefasto de 350 anos de escravidão permeia a sociedade brasileira.

 

O País foi o último a abolir a escravidão na América e não criou condições mínimas de paridade. Nos Estados Unidos, ao fim da escravatura, cada cidadão ou família negra recebeu um pedaço de terra e algumas ferramentas para que conseguisse, ao menos, iniciar algum tipo de agricultura familiar.

 

As elites brasileiras, por outro lado, se cercaram de cuidados para manter a propriedade da terra e outros privilégios. A ausência de qualquer tipo de política pública específica resultou na desvalorização deste enorme contingente no mercado de trabalho e na manutenção de condições inadequadas de mobilidade social.

 

Uma nação que viveu essa exploração e perpetua o abandono não está impune. A maioria de negros e pardos vive numa exclusão brutal. A sociedade é marcada pela desigualdade no acesso a oportunidades, bens e serviços públicos, como educação, saúde, saneamento básico e mercado de trabalho.

 

A população negra é uma maioria que tem direitos desprotegidos e desrespeitados pelo próprio Estado, que foi construído e se mantém como um sistema que contribui para as assimetrias raciais.

 

Esta situação é amplamente documentada por estatísticas oficiais, de organismos nacionais e estrangeiros, e atinge outras áreas, como segurança pública, representação política e nos meios de comunicação. Admitir a existência do racismo e de suas seqüelas é um ato básico para mudar a situação desigual em que vivemos.

Matéria original

+ sobre o tema

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a...

para lembrar

NOTA A IMPRENSA: Ministro Joaquim Barbosa

NOTA À IMPRENSA Em...

Levantamento revela aumento da desigualdade entre rendimentos dos mais ricos e mais pobres

Levantamento divulgado pela organização internacional Oxfam no contexto deste 1º...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Brizola e os avanços que o Brasil jogou fora

A efeméride das seis décadas do golpe que impôs a ditadura militar ao Brasil, em 1964, atesta o apagamento histórico de vários personagens essenciais...
-+=