Luiz Alberto: Sim, há racismo no Brasil

Fonte: O Dia –

O Brasil é um país desigual. O racismo é uma ideologia que contaminou toda a sociedade brasileira e traz conseqüências concretas na manutenção de diferenças históricas. Embora o princípio da igualdade seja constitucional, o legado nefasto de 350 anos de escravidão permeia a sociedade brasileira.

 

O País foi o último a abolir a escravidão na América e não criou condições mínimas de paridade. Nos Estados Unidos, ao fim da escravatura, cada cidadão ou família negra recebeu um pedaço de terra e algumas ferramentas para que conseguisse, ao menos, iniciar algum tipo de agricultura familiar.

 

As elites brasileiras, por outro lado, se cercaram de cuidados para manter a propriedade da terra e outros privilégios. A ausência de qualquer tipo de política pública específica resultou na desvalorização deste enorme contingente no mercado de trabalho e na manutenção de condições inadequadas de mobilidade social.

 

Uma nação que viveu essa exploração e perpetua o abandono não está impune. A maioria de negros e pardos vive numa exclusão brutal. A sociedade é marcada pela desigualdade no acesso a oportunidades, bens e serviços públicos, como educação, saúde, saneamento básico e mercado de trabalho.

 

A população negra é uma maioria que tem direitos desprotegidos e desrespeitados pelo próprio Estado, que foi construído e se mantém como um sistema que contribui para as assimetrias raciais.

 

Esta situação é amplamente documentada por estatísticas oficiais, de organismos nacionais e estrangeiros, e atinge outras áreas, como segurança pública, representação política e nos meios de comunicação. Admitir a existência do racismo e de suas seqüelas é um ato básico para mudar a situação desigual em que vivemos.

Matéria original

+ sobre o tema

Trabalhador que aderir à greve não pode ser demitido por justa causa

Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista, movimentos sindicais...

Marcos Coimbra: Serra nacionalizando São Paulo

Nacionalizando São Paulo por Marcos Coimbra Chega a ser comovente...

Caso Afroreggae:Policiais são denunciados por órgão militar

Fonte: Folha de S. Paulo A promotora Christiana de...

Após depoimento de Lula, jurista pede para retirar artigo de Moro em livro

“Sérgio Moro me deixou triste e decepcionado com tudo...

para lembrar

Movimentos iniciam coleta de assinaturas pela Reforma Política

Plataforma de diversas entidades sociais precisa recolher 1,5 milhão...

Donos do dinheiro se aproximam de Marina

Candidata do PV é a que mais arrecadou doações...

Cidadania: Advogado ganha indenização de R$15 mil por pegar trem da CPTM lotado em São Paulo

A Justiça paulista condenou a CPTM (Companha Paulista de...

Lula pela madrugada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e...

Em 20 anos, 1 milhão de pessoas intencionalmente mortas no Brasil

O assassinato de Mãe Bernadete, com 12 tiros no rosto, não pode ser considerado um caso isolado. O colapso da segurança pública em estados...

CPMI dos Atos Golpistas: o eixo religioso

As investigações dos atentados contra a democracia brasileira envolvem, além dos criminosos que atacaram as sedes dos três Poderes, políticos, militares, empresários. Um novo...

Como pôr fim ao marco temporal

A tese do marco temporal, aprovada na Câmara nesta terça-feira (30), é ancorada em quatro pilares: genocídio, desinformação, atraso e inconstitucionalidade. Dos dois últimos, deve-se dizer...
-+=