Lula ministra aula inaugural da UNILA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da aula inaugural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) nesta quinta-feira no CineTeatro Barrageiro, localizado na Itaipu Binacional. Sua primeira atividade será o Ato de Fechamento da Cápsula do Tempo, ao lado do Portal do Conhecimento – monumento erguido em frente ao terreno doado pela Itaipu, onde será construído o campus da UNILA.

A Cápsula contém mais de três mil cartas e desenhos de alunos das escolas de Foz do Iguaçu, além de mensagens de autoridades, expressando seus sonhos e projeções do que esperam da cidade, do estado, do país e da América Latina daqui a 50 anos.

O próprio presidente depositará a sua carta durante a cerimônia. A Cápsula será aberta no cinquentenário da Universidade, em 12 de janeiro de 2060. Na sequência, ele se dirige ao CineTeatro Barrageiro, onde ministrará a aula inaugural da Universidade. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo site da UNILA, com previsão para às 13h.

Além de Lula e do reitor da UNILA, Hélgio Trindade, também estão confirmadas as presenças de nove ministros: Fernando Haddad (Educação); Paulo Bernardo (Planejamento); Paulo Vannuchi (Direitos Humanos); Nilcéa Freire (de Política para as Mulheres); Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Luiz Dulci (Secretaria-Geral); João Santana (Integração Nacional); Márcia Lopes (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); e José Gomes Temporão (Saúde).

Participarão da cerimônia, ainda, o vice-reitor da UNILA, Gerónimo de Sierra; os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Jorge Samek (Brasil) e Gustavo Codas (Paraguai); o governador do Paraná, Orlando Pessuti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho.

Lula também vai assinar o decreto que cria a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração Fronteiriça e lança o selo personalizado em homenagem à aula inaugural da UNILA. Destinado a circular nas correspondências da universidade, o selo terá um modelo horizontal e um vertical, com a identidade visual da Unila e destaque para a integração.

Com o semestre letivo oficialmente aberto desde agosto, a universidade oferece os cursos de ciências biológicas (ecologia e biodiversidade); relações internacionais e integração; economia, integração e desenvolvimento; sociedade, estado e política na América Latina; engenharia ambiental de energias renováveis e engenharia civil de infraestrutura.

+ sobre o tema

Constituição, 36 anos: defender a democracia

"A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação...

A cidadania vai além das eleições

Cumprido ontem o dever cívico de ir às urnas...

Eleições municipais são alicerce da nossa democracia

Hoje, 155,9 milhões de eleitores estão aptos a comparecer...

Eleição: Capitais nordestinas matam 70% mais jovens que Rio de Janeiro

As capitais nordestinas matam cerca de 70% mais jovens...

para lembrar

AfroReggae: Coordenador ainda estava vivo, diz amigo

Fonte: Folha de São Paulo - Músico afirma que...

Mariah Carey: Me sentia diferente por causa de minha mistura racial

Artista revelou que é insegura em relação a aparência...

‘A dor da discriminação ainda é sentida nos EUA’, diz Obama

Fonte: G1 - Presidente americano discursou nessa quinta-feira (16). Obama disse...

Candidata pelo PCdoB, Leci Brandão diz que já fez música para Marina

Por: Priscila Tieppo   Nome consagrado no samba brasileiro, Leci Brandão...

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção, mostra B3

A presença de mulheres e pessoas negras em cargos de direção em empresas listadas na bolsa brasileira regrediu em 2024, em comparação com o...

Filantropia comunitária e de justiça socioambiental para soluções locais

Nasci em um quintal grande, que até hoje é de terra. Lembro-me de ficar sentada na janela da sala observando a chuva. Nasci em...

Macaé Evaristo manifesta preocupação com exposição excessiva às bets

Recém-empossada no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo manifestou grande preocupação com as consequências da exposição das pessoas, em especial crianças...
-+=