Lula ministra aula inaugural da UNILA

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participará da aula inaugural da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) nesta quinta-feira no CineTeatro Barrageiro, localizado na Itaipu Binacional. Sua primeira atividade será o Ato de Fechamento da Cápsula do Tempo, ao lado do Portal do Conhecimento – monumento erguido em frente ao terreno doado pela Itaipu, onde será construído o campus da UNILA.

A Cápsula contém mais de três mil cartas e desenhos de alunos das escolas de Foz do Iguaçu, além de mensagens de autoridades, expressando seus sonhos e projeções do que esperam da cidade, do estado, do país e da América Latina daqui a 50 anos.

O próprio presidente depositará a sua carta durante a cerimônia. A Cápsula será aberta no cinquentenário da Universidade, em 12 de janeiro de 2060. Na sequência, ele se dirige ao CineTeatro Barrageiro, onde ministrará a aula inaugural da Universidade. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo site da UNILA, com previsão para às 13h.

Além de Lula e do reitor da UNILA, Hélgio Trindade, também estão confirmadas as presenças de nove ministros: Fernando Haddad (Educação); Paulo Bernardo (Planejamento); Paulo Vannuchi (Direitos Humanos); Nilcéa Freire (de Política para as Mulheres); Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Luiz Dulci (Secretaria-Geral); João Santana (Integração Nacional); Márcia Lopes (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); e José Gomes Temporão (Saúde).

Participarão da cerimônia, ainda, o vice-reitor da UNILA, Gerónimo de Sierra; os diretores-gerais da Itaipu Binacional, Jorge Samek (Brasil) e Gustavo Codas (Paraguai); o governador do Paraná, Orlando Pessuti; o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; e o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho.

Lula também vai assinar o decreto que cria a Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração Fronteiriça e lança o selo personalizado em homenagem à aula inaugural da UNILA. Destinado a circular nas correspondências da universidade, o selo terá um modelo horizontal e um vertical, com a identidade visual da Unila e destaque para a integração.

Com o semestre letivo oficialmente aberto desde agosto, a universidade oferece os cursos de ciências biológicas (ecologia e biodiversidade); relações internacionais e integração; economia, integração e desenvolvimento; sociedade, estado e política na América Latina; engenharia ambiental de energias renováveis e engenharia civil de infraestrutura.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=