Lula: moradores de Higienópolis têm preconceito contra pobres

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou hoje os moradores de Higienópolis que se opuseram à chegada do metrô de ter preconceito contra pobres. Ele chamou de “absurda” e “inadmissível” a reação que fez o governo do Estado desistir de abrir uma estação na avenida Angélica.

“Eu acho um absurdo, porque isso demonstra um preconceito enorme contra o povo que anda de transporte coletivo neste país”, disse.

O petista acusou os moradores que protestaram contra o metrô de tentar impedir a circulação de pobres no bairro de alto padrão.

“Sinceramente, não posso conceber que uma pessoa que estudou e tem posses seja tão preconceituosa e queira evitar que as pessoas mais humildes possam transitar no bairro onde mora”, disse.

“Eu lutei a vida inteira contra o preconceito. Acho isso inadmissível”, concluiu Lula, após receber homenagem do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo.

O governo Geraldo Alckmin desistiu de construir a estação após reação de moradores de Higienópolis.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não participou dessas manifestações, é morador do bairro. No mês passado, FHC escreveu um artigo no qual defendia que o PSDB deveria priorizar o contato com as classes médias e não com o “povão”.

Churrascão da “gente diferenciada”

O anúncio da mudança no trajeto do metrô, anteontem, deu origem a uma nova onda de protestos na internet. Desta vez, contra o suposto elitismo que teria barrado o metrô.

Através da rede social Facebook foi marcado um protesto para o sábado, às 14 horas, em frente ao Shopping Higienópolis. Nesta quinta-feira, após receber mais de 50 mil adesões, o organizador do evento pensou em cancelá-lo com medo de eventual tumulto, mas os internautas o pressionaram a manter o protesto.

“Ok, o povo pediu. O churrasco continua.” Foi assim que Danilo Saraiva, organizador do evento “Churrascão da gente diferenciada” comunicou aos internautas que o evento estava mantido, para o mesmo horário e local.

“O fato de o churrascão ter sido modificado, não impede que vocês se manifestem da forma que quiserem. Seja com carne no espeto, recolhendo assinaturas, ou simplesmente colocando seu pagode para tocar. O que passamos aqui são orientações e preocupações com a segurança de todos”, escreveu Saraiva na página do evento no Facebook.

Outro evento marcado é a “Micareta de gente diferenciada”. Foi marcado para acontecer junto com o churrasco, como um “Carnaval diferenciado com encontro de blocos de carnavalescos de paulistas e paulistanos diferenciados”. Quase 500 pessoas confirmaram a participação, que terá como ponto de encontro a esquina da avenida Higienópolis com a rua Albuquerque Lins, às 15h do sábado.

A palavra destacada no convite para o churrasco fazia referência a uma declaração de uma moradora de Higienópolis em entrevista à Folha de S.Paulo. “Eu não uso metrô e não usaria. Isso vai acabar com a tradição do bairro. Você já viu o tipo de gente que fica ao redor das estações do metrô? Drogados, mendigos, uma gente diferenciada…”

 

Fonte: Vermelho

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

para lembrar

PSDB e PMDB perdem prefeituras; PT, PSD e PSB ganham peso

O PSDB saiu menor das urnas, em comparação...

Em prédio novo, escola de SP não possui itens básicos para estudar.

Prédio novo também continha sobras de material de construção...

Jessé Souza: Escravidão é o que define sociedade brasileira

Reescrever a história dominante de que a corrupção é...

Haddad tem 49%, e Serra, 33%, diz Ibope

O Ibope divulgou, nesta quarta-feira (17), a segunda pesquisa de intenção...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=