Lula Rocha, ativista do movimento negro e militante do Círculo Palmarino, morre aos 36 anos

Faleceu na manhã desta quinta-feira (11), em Serra (ES), o ativista do movimento negro e dos direitos humanos Luiz Inácio Silva Rocha, aos 36 anos.

Lula Rocha, como era conhecido, estava internado no Hospital Dório Silva para fazer uma hemodiálise e a causa de sua morte ainda não foi divulgada.

Como forte atuação em prol da causa negra no Espírito Santo, Lula Rocha foi membro do Círculo Palmarino, corrente nacional do movimento negro criado na cidade de Vitória em 2006.

“Lulinha, como era carinhosamente chamado por seus familiares e amigos próximos, deixa um legado imensurável em pouco tempo de sua existência, lacuna essa difícil de reparar a curto prazo. Uma perda inesquecível para as lutas políticas e sociais do Espirito Santo, o Brasil e para seus familiares e amigos que o amam”, diz nota de pesar divulgada pelo Círculo Palmarino.

O ex-presidente Lula, cujo nome foi a inspiração dos pais de Lula Rocha para batizar o filho, também lamentou a morte do militante.

“Não há palavras para definir ou confortar a dor de pais que perdem seu filho. Minha solidariedade nesse momento difícil para os companheiros Izaías Santana e Maria da Penha, que deram meu nome ao seu querido filho, e a minha certeza que a história e o exemplo de Lula Rocha irá emocionar e inspirar muitos outros jovens que lutam por um Brasil melhor”, escreveu o petista.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), usou as redes sociais para comentar o falecimento do ativista. “É com tristeza que registro o falecimento de Lula Rocha. Um importante militante dos movimentos sociais, incansável na defesa dos direitos humanos e justiça social. O estado perde um grande idealista. Minha solidariedade a família e amigos”, postou o mandatário.

+ sobre o tema

Morre a jornalista Glória Maria, ícone da TV

A jornalista Glória Maria morreu no Rio nesta quinta-feira (2). “É com...

Registro sobre o falecimento José Alves Bittencourt – LUA

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores. É com tristeza que informo...

Morre em Salvador a artista plástica Yeda Maria aos 84 anos

A artista plástica baiana Yeda Maria Correira de Oliveira,...

Orun em festa, mãe Beata chegou. Odô, Ya!

Mãe Beata Presente! Desmistificando o terreiro com a Yalorixá Mãe...

para lembrar

PSOL de São Paulo elege jovem militante do movimento negro como presidente

O Congresso estadual do PSOL de São Paulo realizado...

Entidades do movimento negro defendem rejeição do pacote anticrime do governo

Representantes de entidades do movimento negro se reuniram com...

Pioneiros lembram o passado do movimento negro no Brasil

Pedro Henrique, 9, gritou pelo avô quando brincava na...
spot_imgspot_img

Quem é e o que pensa Sueli Carneiro, filósofa e ativista brasileira

Sueli Carneiro é uma reconhecida filósofa e ativista do movimento negro e feminista brasileiro. Ela foi  fundadora do Instituto Geledés – Instituto da Mulher...

Manifesto – Pelo fim da violência policial e de Estado, nossas crianças e o povo negro querem viver! Chega de Chacinas!

Hoje, dia 24 de Agosto, é a data escolhida por organizações negras de todo o país para dizer: PAREM DE NOS MATAR! Nessa mesma...

Ato nacional dos movimentos negros terá mobilizações em dezenas de cidades em todas as regiões; confira horários e locais

Representantes de diversas entidades ligadas ao movimento negro realizam atos nesta quinta-feira (24) contra a violência policial. A mobilização acontece em dezenas de cidades nas cinco regiões do...
-+=