A Luta contra o Racismo é um dever!

Rafael Cantuária

Um jogador de futebol negro xingado de macaco pela torcida do time rival; Um trabalhador negro desaparece após entrar em uma viatura da Polícia Militar em uma favela no RJ; O corpo de uma mulher negra é arrastado por uma viatura policial no Rio de Janeiro; Um jovem negro é acusado de roubo num shopping em Salvador. Essas coisas parecem casos distintos, mas estão interligadas, pelo racismo diário e institucionalizado em nosso país.

Todos os dias em um país de maioria negra, para muitos, como o humorista Danilo Gentilli, o racismo não passa de uma piada, algo que é engraçado e faz rir, mas faz rir a quem? Talvez faça rir os torcedores do Grêmio que de forma vergonhosa insultaram o goleiro do Santos, talvez faça rir o Luciano Huck, que vendeu camisas de sua grife pessoal com a estampa “Somos todos macacos”, talvez faça rir os inúmeros brancos contrários as cotas raciais e até o Juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que condenou Rafael Braga, único condenado por crime relacionado aos protestos de Junho de 2013, e que por coincidência ou não, é um jovem negro e morador de rua.

Isso nos evidencia que o Brasil é um país racista, e ignorar esse fato é privilegiar os já privilegiados, àqueles que a todo custo buscam inferiorizar as pessoas socialmente por sua cor da pele. E em contrapartida ao crescimento dos efeitos do racismo em nosso país, a atuação da justiça parece se omitir diante dessas violações de direitos humanos. Para a justiça, Rafael é criminoso por portar duas garrafas de produto de limpeza, mas os policiais que arrastaram Cláudia e desapareceram com o corpo do Amarildo, não.

A Luta contra o Racismo é um dever!
A Luta contra o Racismo é um dever!

E essa “absorção” por parte da justiça com os “novos capitães do mato” é rotineira, principalmente nas periferias. Quantos jovens negros são humilhados, agredidos e assinados em um ano nas mãos da PM e nada acontece? Mas esse fato não se prende só ao judiciário, está presente em todas as esferas da sociedade, desde as novelas branquicistas, aos brinquedos de crianças e o mercado de trabalho, onde os negros recebem bem menos que os brancos.

Portanto, a luta contra o racismo é um dever. Assim como Mário Lúcio, conhecido como Aranha e o jovem negro acusado de roubo em Salvador, enfrentaram o racismo de forma radical e autônoma, denunciaram seus agressores e os colocaram em seus devidos lugares, todo cidadão consciente deve tomar para o si o dever de destruir o racismo. Zumbi e Dandara vivem em cada negro!

 

Fonte: Rebelião

 

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Vereadora alvo de ofensa racista: ‘Disseram que era liberdade de expressão’

Em entrevista ao UOL News, a vereadora Paolla Miguel (PT-SP)...

Esta modelo branca se desculpou após sua foto com penteado afro estampar capa de revista

A revista Blackhair ficou devendo algumas explicações depois de...

Decisão do STJ que considera injúria racial imprescritível é correta (JusBrasil)

Recentemente, no AREsp 686.965/DF, o Superior Tribunal de Justiça...

Não queremos mais Marielles

Às vésperas do Dia Internacional dos Direitos Humanos, vereadores negros...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=