Mãe Stella é internada em Salvador

Enviado por / FonteDo G1

A ialorixá baiana Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, 92 anos, foi internada na manhã desta sexta-feira (27), no Hospital da Bahia, em Salvador.

Por meio de nota, a assessoria do Hospital da Bahia informou que Mãe Stella foi internada na UTI Cardíaca da unidade de saúde para avaliação médica especializada, controle de sintomas e realização de exames complementares para diagnóstico do quadro clínico neurológico, após dar entrada no hospital com mal estar, seguido de intensa dor de cabeça e desorientação.

Ainda segundo a nota Mãe Stella está consciente e conversando, mas não há previsão de alta.

A religiosa comanda o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, e é uma das mais importantes mães de santo do país. No mês passado, lançou um canal no YouTube, onde faz vídeos com ensinamentos e referências da cultura iorubá, memórias, depoimentos e textos sobre a sua vida.

Autora de 10 livros, sendo o último lançado no mesmo dia em que colocou o canal no YouTube no ar, Mãe Stella foi a primeira mãe de santo a escrever sobre religião.

Defensora dos Direitos Humanos e referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa, foi a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB), onde ocupa a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves. É uma das maiores referências vivas do estudo da herança cultural africana no Brasil.

Ela recebeu também o título de Doutora Honoris Causa, maior honraria concedida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

+ sobre o tema

Clóvis Moura: a luta antirracismo é a base da luta de classes

O Seminário O Pensamento Radical de Clóvis Moura: Dez...

As melhores frases de Machado de Assis. Por Camila Nogueira

Na opinião dessa humilde estudante de letras — e...

Carlos Marighella – O revolucionário “Preto”

Quem é Clara Charf? Clara Charf - ex-companheira de...

para lembrar

Estreia aplicativo com orientações de Mãe Stella

Neste dia 02 de maio, Mãe Stella de Oxossi...

Mãe Stella de Oxóssi comemora 90 anos e fala sobre planos

Mãe Stella deseja ampliar sua Animoteca. Os novos projetos...

O correio nagô entra em ação

Por:Maria Stella de Azevedo Santos Na África de séculos atrás,...
spot_imgspot_img

O que faz o Brasil se comover quando estátuas são incendiadas?

As imagens da estátua de Mãe Stella de Oxóssi em chamas, em pleno Dia de Iansã e Santa Bárbara, chocaram o Brasil no último...

Escultura de Mãe Stella de Oxóssi é incendiada em Salvador

A escultura de Mãe Stella de Oxóssi, que fica na avenida que leva o nome da yalorixá, em Salvador, foi incendiada, na madrugada deste domingo...

Mãe Stella de Oxóssi é tema de desfile de escola de samba no Rio de Janeiro; confira enredo

“O Caçador que traz Alegrias” é o tema do desfile da escola de samba Unidos do Porto da Pedra, do Rio de Janeiro, que...
-+=