Maestro agredido na Espanha chega ao Recife

“Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”. A letra e os acordes de Capiba casaram perfeitamente com a chegada do violinista Israel de França no Aeroporto Internacional dos Guararapes na noite desta quinta-feira (17). Recepcionado pela família e por amigos ao som de uma orquestra de frevo, o músico se emocionou e detalhou o episódio em que foi expulso de um restaurante em Granada, no Sul da Espanha, e agredido nas ruas de Zaidin, bairro onde mora.

Para Israel, a agressão que sofreu é fruto de racismo. “Acredito porque o brasileiro que estava comigo era branco e não sofreu nada”. Pior ainda, segundo ele, foi ter sua imagem difamada diante de seu próprio país, o Brasil. “A polícia espanhola tentaram passar uma ideia errada de mim. Isso magoa bastante. Por outro lado, tenho autoridades brasileiras intercedendo a meu favor”, defendeu.

A espera pela aterrisagem do voo de Israel foi longa. O filho, Marlos Alves de França, estava bastante ansioso para dar um abraço. “Foi angustiante ver ele passar por tudo aquilo, mas agora é dar apoio e tentar superar”, afirmou.

Ex-professor de Israel, o maestro Almir Araújo também foi recepcioná-lo no hall do aeroporto. Ele criticou a atitude da polícia espanhola e pediu maior atenção ao caso por parte da embaixada brasileira naquele país, a fim de defender o povo e a cultura canarinhos. “O Brasil não é terra de ninguém para ter seu povo violentado dessa maneira”.

Israel veio ao Recife para participar de um concerto de músicas clássica e popular no Teatro Santa Isabel no próximo dia 26. O evento, que faz parte da programação do Janeiro de Grandes Espetáculos, estava marcado desde a metade de 2012.

Nascido em Pernambuco, Israel foi criado no bairro de Peixinhos, em Olinda. Apesar desse “infeliz contratempo”, Israel disse que por ora não pretende se mudar da Espanha. “No momento, o meu trabalho está lá, mas não descarto essa possibilidade. Foi muito difícil”.

 

materia relacionada:

Músico brasileiro foi vítima de preconceito na Espanha

Fonte:Diário de Pernambuco

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Padrão de Ladrão ou Assassino

Fonte: Discriminação Racial   No Brasil, sempre se...

Sete pessoas são presas por racismo contra filha de Bruno Gagliasso

Uma adolescente de 14 anos que usava perfil falso...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=