Magazine Luiza quer negros em cargos de liderança

Enviado por / FonteRevista Raça

Sempre muito visionária, engajada de fato com causas sociais, direitos humanos e questões raciais, a empresária Luiza Trajano, CEO da rede Magazine Luiza, decidiu colocar apenas negros no próximo programa de trainees, em 2021.

Luiza Trajano participou do primeiro Fórum Brasil Diverso, onde despertou para as questões raciais. Assim como a Magazine Luiza, empresas como a Ambev e a L’Oreal têm se voltado para a inclusão de negros em seus quadros, visando lideranças.

O assunto toou conta das redes sociais no final de semana e a maciça maioria dos internautas apoiou e elogiou a medida. A deputada federal Benedita da Silva (PT) destacou que a Magalu tem 53% de pretos e pardos em seu quadro de funcionários, mas apenas 16% deles em cargos de liderança.

Pai adotivo de duas crianças negras, o ator Bruno Gagliasso se posicionou. Ele chamou os “irmãos brancos para uma conversa” e afirmou que o racismo estrutural é “um monstro que a sociedade inventou lá atrás e até hoje deixa correr solto por aí”. “É triste, mas nossa sociedade é feita todinha em cima disso (…) Nós, os brancos de hoje, ainda nos beneficiamos desse método”.

“Até o início do século passado, essas pessoas eram proibidas de ter educação, possuir coisas, ter suas culturas respeitadas… E a gente aqui em 2020 precisa olhar pra isso com autocrítica e, principalmente, ação (…) Eu sei que todo mundo passa por dificuldades, mas, muitas vezes, essa dificuldade é maior por conta da cor de pele.”

Em conversa com o CEO da revista RAÇA Brasil, Maurício Pestana, Luiza Trajano destacou que a empresa segue firme no propósito para 2021, disposta a trazer mais diversidade racial para os cargos de liderança.

“A gente sabe que pra fazer coisas novas e quebrar paradigmas é assim mesmo”, disse.

Uma minoria branca acusa a empresa de racismo reverso. O vice-líder do governo na Câmara, deputado Carlos Jordy, diz que entrará com representação no Ministério Público contra a empresa para que seja apurado crime de racismo.  Até mesmo o Presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, faz coro às acusações de racismo.

Divulgação/Magalu

+ sobre o tema

São Paulo diverso

Por: Mauricio Pestana Desde a assinatura da Lei Áurea (1888),...

Concurso do Hospital das Clínicas abre 1120 vagas

O hospital abriu um concurso com vagas para diversos...

Pesquisa inédita mostra a vulnerabilidade de negros e mulheres no mercado de trabalho

Secretaria de Igualdade Racial lança perfil dos fornecedores da...

Ação afirmativa: curso treina para concursos públicos

Fonte: A Tarde -   A partir desta segunda,...

para lembrar

Porque representatividade importa! Como desenhar personagens negros sem cair em esteriótipos

Porque representatividade importa até na sua arte. no Almanaque SOS Até...

Representatividade para quem?

Comecei a questionar-me sobre representatividade negra nos espaços públicos,...

Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

A bailarina brasileira Ingrid Silva foi convidada para ser...

Ncuti Gatwa, de ‘Sex Education’, é anunciado como novo Doctor Who

Ncuti Gatwa, o Eric da série "Sex Education", é...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Só 2 a cada 5 vagas de cotas para juiz negro são preenchidas

Oito anos após a instituição de cotas em concursos para juiz, só 2 em cada 5 vagas reservadas a negros foram preenchidas nos Tribunais...

Léa Garcia foi nome importante da arte contra o racismo

A arte brasileira perdeu um de seus maiores representantes nas lutas pela representatividade negra e contra o racismo: a carioca Léa Garcia morreu nesta...
-+=