Maior conflito do feminismo tradicional se deu com realidades locais

A constituição do feminismo no Brasil enfrentou dificuldades não só por ter de conquistar seu espaço numa cultura extremamente patriarcal, mas também por ter de abranger reivindicações de interesse de todas as mulheres. É disso que trata a socióloga Núbia Regina Moreira no livro A organização das feministas negras no Brasil, lançado em abril em evento organizado pelo coletivo Marcha das Vadias e Promotoras Legais Populares no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

Por Monique Lopes

O principal foco do livro, que traz um panorama histórico do movimento feminista entre os anos de 1985 e 1995, são as dificuldades de entendimento entre as mulheres militantes. Segundo a autora, a principal falha do feminismo tradicional foi criar um modelo de mulher universal, que deveria representar a realidade de todas, mas não comportava a problemática das mulheres negras, uma vez que o movimento surgiu pelas mãos de mulheres brancas de classe média/alta. O feminismo negro nasce daí, mas, nas palavras de Moreira, “comete o mesmo pecado”. “A partir dessa ideia de uma mulher negra universal o movimento começa a ruir, do ponto de vista de classe, porque as mulheres negras populares não se percebem no mesmo campo das mulheres negras de classe média”, explica.

Outros desentendimentos, apontados no livro, decorrem da institucionalização do movimento: enquanto algumas mulheres pregam a autonomia, outras passam a integrar órgãos governamentais ou a se organizar na criação de ONGs, o que dificulta o consenso de ideias. A despeito dessa institucionalização e apesar de não se considerar mais uma militante do movimento feminista, Moreira – que é professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – acredita que boa parte da militância ainda hoje se faz no ambiente universitário, por meio de pesquisas e debates.

A autora opta por não se aprofundar nas “considerações finais” do livro, pois alega que, num trabalho como este, “é sempre uma conclusão incompleta”. Mas, perguntada sobre a situação atual do feminismo, afirma que houve grande evolução: “Hoje não existe mais uma divisão, existem mulheres negras dentro do campo feminista. É como se houvesse cada representante lutando pelo seu grupo social dentro do campo feminista, e elas dialogam. Hoje existe um diálogo muito mais próximo, e o campo feminista agrega não só a questão racial como a questão da sexualidade, da religião e da geração, que é muito forte atualmente”.

A organização das feministas negras no Brasil é resultado da tese de mestrado de Núbia Regina Moreira defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp em 2007.

 

 

Fonte: Conciencia

+ sobre o tema

Feministas indicam desafios para avanço das políticas para as mulheres

Em reunião com a ministra da Secretaria de Políticas...

Graciliana Selestino Wakanã: ‘O que a gente quer é viver bem’

Graciliana Selestino Wakanã, do povo Xucuru Kariri, fala sobre...

Na Rio+20, governo brasileiro e ONU Mulheres firmam cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero

Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo...

Salvador registrou 234 casos de abusos em 234 dias do ano

A Bahia lidera o ranking de denúncias de violência...

para lembrar

Homens e mulheres concordam: o preconceito de gênero interfere no salário

De 13 perguntas da pesquisa Mitos & Verdades, feita...

Mulher Negra Brasileira Um Retrato – Rebecca Reichmann

A opinião publica brasileira raramente reconhece ou critica os...

Diálogos Feministas: Análise de conjuntura e desafios para a defesa da democracia

Esta publicação traz uma síntese do debate realizado: uma...

Thorning-Schmidt é nomeada primeira-ministra da Dinamarca

A líder dos social-democratas dinamarqueses, Helle Thorning-Schmidt, foi oficialmente...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...

Angela Davis completa 80 anos como ícone marxista e antirracista

A obra de Angela Davis, 80, uma das mais importantes intelectuais do campo do pensamento crítico, se populariza a passos largos no Brasil, país...
-+=